Projeto | Linhas

Quem somos? O que somos? E para que viermos?

Recebi um convite inesperado de um fotografo que eu acabara de conhecer, o convite remetia gravar o vídeo inicial de um projeto social que conta a história de pessoas aleatórias que já passaram por algo turbulento em suas vidas e que desejam desabafar através do relato de suas histórias de vida tudo o que sentem e transbordar o que lhes perturbam. Então, eu como sendo um poço gigantesco de perturbações, decidi contar um pouco do que é ser: MULHER, NEGRA E LÉSBICA.

Através de um breve raciocínio meio poético até, conto neste vídeo todos os meus medos, anseios, limitações, restrições, e principalmente tudo o que me acalma a alma e o que me da forças para seguir. Acho que poder dizer a outras pessoas a dor que a gente carrega no peito ajuda a cicatrizar mais rápido certas feridas e nos permite nos tornarmos um pouco mais fortes e resistentes uma vez que despejamos tudo o que somos.

IMG_0125

O ser humano ainda possui um defeito muito falho de julgar e estipular como deve ser a vida do outro e determinar como e quando você deve ser você mesmo, e assim que nós desembarcamos neste mundo já temos nossa própria vida programada e nosso próprio roteiro escrito por terceiros. Nossos pais já formalizaram o que seremos, do que gostaremos, o que nos tornaremos e caso nós não seguimos este percurso a cobrança é extremamente grande, porque tem o fardo da decepção, o fardo da contradição e junto com eles vem o fardo do fracasso. Ai depois você tem que encarar sozinha uma sociedade que já tem premeditada suas próprias regras e você não pode cometer uma falta nem receber um cartão vermelho porque se não você se encontrará fora do jogo da vida. E você deve ser isso ou aquilo… Você não pode sentar assim, você não deve falar assado, você não pode se vestir como quiser, você não pode ir aonde bem entender, você jamais poderá amar quem você quiser amar.

Maria Vitoria

E eu lhes pergunto, qual o problema de sermos quem somos? Ou melhor, quem somos nós? Uma vez que passamos uma existência inteira introjetando para dentro de nós mesmos constantemente esta incessante pergunta?

Apreciem o vídeo e depois me digam: Quem é você???

 

4 comentários sobre “Projeto | Linhas

  1. Expressivo! É complicado até por em palavras, e não correr o risco de não ser justo – de um jeito ou por um motivo, ou outro. Quem eu sou? Um punhado de reações químicas, reações histéricas, ou contidas, mascaradas… não vai responder.

    Abraço grande!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nascemos carimbados, por tudo o que você falou família, sociedade, cultura. Marcas que ninguém tira do papel. Só que o papel é bem maior do que a parte reservada para o carimbo. Cabe a nós escrever a própria história. O que não é nada fácil, mas é a nossa. Pior quem deixa só os outros escrever nosso roteiro. E de escrever você entende bem.

    Quanto a pergunta: Quem é você?
    Eu sou apenas uma mulher de meia idade que acha que está nascendo agora. Que não estava vivendo a própria vida, sim a da família. Que está remexendo nos textos antigos… Latina americana e vinda do interior (Belchior inesquecível). Vivendo no interior de mim mesma que é uma bagunça.

    Curtido por 2 pessoas

    1. É um grande saco de batatas todo esse peso que a gente carrega pela vida, vivendo sempre a vida dos nossos familiares, dos nossos amigos, dos outros e dos muitos outros e nunca a nossa própria.
      Você é uma latino americana forte e resistente, a cada novo dia uma nova raiz se forma e uma nova textura se solidifica.
      Que daqui para frente podemos ser quem somos sem medo do que esta por vir…

      Curtido por 1 pessoa

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s