A cantora que acordou surda

Os fones não duravam. As cordas vocais viviam sendo rasgadas com suas notas mais altas. Ao abrir as janelas era o mesmo ritual, uma cantoria de leve para chamar os pássaros, de tarde, no caos do tempo, vivia de fone para se ouvir enquanto não podia cantar de peito aberto para o mundo. Era fã dos diálogos de rua. Hora pousava os ouvidos na porta dos bares enquanto esperava pelo ônibus de volta para casa. Hora ficava a orelhar outros cantores que brotavam nos arredores da cidade.

Tina, nunca foi do tipo muito visível, muito cobiçada, nem muito querida. Nunca souberam ou se interessavam por sua vocação ou sonhos. Seus pais jamais a tinham ouvido proferir uma nota se quer, nem mesmo tagarelar: Dó, Ré, Mi… pelos cômodos da casa.

As noites fajutas iam e vinham sem pestanejar. Sozinha, sentada confortavelmente no escuro, Tina deixava rodar em seus ouvidos desde, bossa nova a pagode romântico e junto cantava como uma cantora de público enorme, de casa lotada, de braços estendidos e lágrimas derramadas por amor e devoção a ela. Um famoso ídolo.

A lua recolhe-se. O sol brota meio chocho, meio frio. Dia cinza.

Os fones se encaixam no lóbulo, estica seu próprio tronco, arreganha as janelas com suas mãos um tanto mornas. Silêncio ensurdecedor!
Aumenta o volume no talo, tão mais tão alto que instantaneamente se lembra das broncas do pai: “Abaixa esse maldito som, tu vai ficar surda, peste!”

Silêncio ensurdecedor!

Um bem-te-vi pousa num fio de alta voltagem no poste a sua frente. O bem-te-vi canta. Tina acordou numa terça-feira, surda como a morte.

 

2 comentários sobre “A cantora que acordou surda

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s