Como escolho os livros que leio

Para finalizar o maratone-se deste mês de outubro, os livros que eu escolho para ler depende muito do meu estado de espírito e da minha disposição pra leitura. Há dias que eu faço questão de ler algo grande e robusto, livros de trezentas páginas adiante, outros dias eu sinto imensa vontade de ler algo fino e gostoso, coisas menores como poesia. Existem certos períodos que eu encaixo minhas leituras de acordo com o gênero literário que eu esteja escrevendo. Quando estou muito na fissura de ler, vou até a biblioteca da faculdade e pego de três a quatro livros diferentes, porém, fielmente, sempre pego no minimo duas obras sobre psicologia.  

Antes de iniciar a leitura de qualquer livro, sempre me dirijo a sinopse, sumário e a primeira frase do livro. Se nessa sequencia a obra não ganhar meu coração e atrair toda minha atenção de forma firme e bruta, não há chance de que eu lerei coisa alguma. Não importa se a obra for um clássico que todo mundo leu ou é uma obra prima das galáxias… Se não me atingir em cheio, não há cristo que me faça ler nada. A única leitura que eu faço de forma forçosa e obrigatória, são as leituras da faculdade. Sempre muito chatas e massantes por sinal.

É preciso que se tenha pegada, charme e ser bom de ideia, para me ganhar e me levar pra ler na cama ou aonde o autor(a), quiser.


PROJETO MARATONE-SE DE OUTUBRO

maratone-se

4 comentários sobre “Como escolho os livros que leio

  1. A leitura do seu texto me fez refletir sobre a escolha de um livro, realmente é um processo de flerte. Livros demandam tempo, dedicação, são relacionamentos que construímos, como o enredo, com os personagens, então qual o sentido de começar algo que não tem futuro? Outro ponto interessante é sobre os tipos de livro, faz total sentido! A vida é feita de momentos, nem sempre estamos prontos a nos comprometer em relações densas, que exigem tanto de nós, as vezes é apenas aquela “ficada”. Admito que meu processo é um pouco diferente, mas me identifico muito com aquilo que escreveu. Parabéns pelo texto inteligente, como sempre bem articulado e gostoso de ler.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Primeiramente perdão pela demora, acabei adiando a resposta a sua pergunta, para poder responder com mais qualidade, e o tempo passou sem que eu respondesse enquanto as coisas iam se acumulando. Daí vão-se quase 6 meses, realmente perdão.

        Bem, eu tenho um processo um pouco menos apaixonado, se é que se pode definir assim. Vejo a sinopse, mas também considero muito recomendações de pessoas próximas, isso vai tecendo uma teia de possibilidades, posso demorar algum tempo nesta escolha, posso escolher hoje para ler num futuro. Existe sim o flerte, mas não é sempre guiado pelas primeiras impressões, sou uma pessoa instintiva, algo que explicarei depois, mas sempre espero por uma certeza, que brota dentro de mim, de que quele livro vale a pena. Por fim quando decido iniciar o livro, um processo quase místico, pois ele pode passar anos na estante sem que eu me lembre de sua existência, mas quando decido ler, eu dificilmente volto atrás. Pode ser um relacionamento difícil, com um livro de linguagem rebuscada, diálogos cansativos, parágrafos e capítulos longos, mas minha tendência é sempre persistir, buscando na obra um trecho melhor. Assim vou me acostumando, mais do que isso, me afeiçoando ao estilo da obra e logo não vejo qualquer sentido em deixa-la.

        Curtir

  2. Tenho a “mania” de me obrigar a ler até a pagina 100 de qualquer livro (ou um terço se for menor). Acho que sempre tem alguma coisa boa em cada livro. Mas já perdi e abandonei muito livro mesmo tendo ido até a página cem!

    Curtido por 2 pessoas

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s