Desafio Criativo | 5 dicas que ajudam a aumentar a tensão em uma história

Eai, escritores!

Escrever é difícil para um cacete, ainda mais quando estamos no meio de uma obra nova e a maldita criatividade vai embora nos deixando desamparados no meio de uma trama. Quem nunca passou por essa sacanagem?

Uma vez que a minha pessoa é leitora assídua de bulas de remédio e placas de trânsito desde que me entendo por gente, é claro que sei que: Todo escritor que se preze tem que no mínimo comer as palavras no café da manhã com cerveja e vodka sem gelo todo santo dia. Então, darei para vocês umas 5 dicas que sempre me salvam na hora que  estou escrevendo uma nova história. 

   1. DESCRIÇÃO É TUDO

Descrevam até os pelos das axilas das cachorras. Descrevam as portas que se abrem e fecham todo santo dia no trabalho chato que vocês possuem. Descrevam a sensação horrível que vocês sentem quando vão pra cama com um desconhecido. Descrevam as pombas que comem merda pra cagar besteira nas cabeças alheias. Sim, descrever tudo o que lhes cerca é uma arma fantástica na hora de escrever uma história. A descrição serve para qualquer gênero que você estiver trabalhando e quando digo descrição é pra fazer igual receita de bolo: PASSO A PASSO. Ex: Acordei, abri os olhos, avistei as paredes brancas e as cortinas amarelas, calcei os chinelos, cocei o saco, fui mijar, sai do banheiro sem lavar as mãos e sentei-me na mesa do café da manhã de costas para a porta da cozinha… E por ai vai…

    2. FOFOCA NO BUSÃO

Sabe quando você está voltando do trabalho, indo pro rolê ou sabe deus pra onde tu vai e você sempre se depara com aquelas duas pessoas que estão fofocando sobre alguém sem que a pessoa saiba? Ou quando você se senta do lado de alguém no ônibus e a pessoa começa a falar sobre a vida do fulano e do ciclano e tu fica só de tocaia na conversa alheia acompanhando tudo de primeira mão? Então, é isso aí, tu tá certinho de ficar acompanhando a conversa dos outros. Claro, apenas se você for tirar vantagem disso escrevendo um novo dialogo ou dando continuidade a uma trama que ficou pela metade. Escrever a partir de um diálogo já posto a nossa frente é um puta exercício que ajuda a potencializar a tensão em uma história. Ex: Fulana deu na cara da ciclana porque ela era contra a sucrilhos no Coffe Break da empresa. “Tu acredita mulher, foi um bafafá danado, até o Tonhão da segurança se meteu no meio pra separar as duas loucas”. E aí, o ônibus para e a pessoa que estava fofocando sobre a briga desce e você fica sem saber o que rolou depois. Mas, por sorte você é um escritor criativo e vai dar continuidade nessa trama e possivelmente com um final bem infeliz. Por que é mais legal assim, é claro!

   3. LEVA PRO PESSOAL

Quando você for escrever pratique o hábito de escrever em primeira pessoa. Leva pro pessoal mesmo e vomita no papel tudo aquilo que você sente. Tá escrevendo uma ficção que se passa a anos luz aqui da terra? Leva pro pessoal e inverte a história como se tivesse acontecido de fato com você e jogue ali o que você sentiu com todos os fatos que ocorreram. Sei que muita gente tem dificuldade de escrever em primeira pessoa por não gostar de expor seus sentimentos, mas quando escrevemos a partir do que sentimos ou passamos as histórias ficam muito mais reais e aproximam ainda mais nossos leitores. Claro que não precisa botar ali seu nome e cpf, você pode criar um personagem fictício ou um pseudônimo. Ex: Avistei o sabre de luz que Galixter deixou cair na plataforma do espaço, droga! Se ele soubesse como aquele sabre era importante para mim, eu o cultivei guardado durante mais de cinquenta mil anos e todo esse tempo eu ainda podia sentir a força das minhas emoções como se fosse a primeira vez que eu o ganhei de Taila, a vingadora mártir do planeta Onixtron.

   4. SEXO, DROGAS E ROCK N ROLL

Sabe quando você acorda num sábado lindo de sol louco(a) pra tocar o foda-se no planeta e chapar como se não houvesse um amanhã? Então, faça isso pelo menos uma vez na semana, ou caso você for um escritor mais nutela, faça isso de quinze em quinze ou pelo menos uma vez por mês. Se permita sentir sensações nunca antes habitadas no seu interior. Se permita comer açúcar como um cavalo ou beber café como um maníaco. Faça o uso da vida que é uma baita droga “licita” e depois transforme essa experiência numa fantástica trama. Escreva uma história muito louca, porém extremamente consciente quando você voltar a sobriedade da vida. Se você tiver sorte de transar com alguém, faça o favor de parar no meio do sexo para escrever nem que for um simples trecho e depois volte para cama e diga para seu parceiro(a)… Desculpe meu amor, eu precisava escrever, as palavras são muito maiores do que eu. Te amo! E depois toque adiante a insanidade. Use e abuse das coisas externas, sinta cada detalhe de cada coisa que você ingere, olhe para as pessoas quando sua mente estiver em transe e torne aquela pessoa desconhecida num personagem incrível. Faça como os clássicos, transe constantemente com as palavras e com as drogas até que você seja fodido pela fama ou a falta dela.

   5. ESCREVA E JOGUE FORA

Agora que você chegou no quinto e último passo e até conseguiu escreveu algumas linhas cheias de tensão e faíscas, JOGUE TUDO FORA! Por mais que você ache que sua história ficou boa pra caralho e que você é um escritor(a) foda, jamais sua escrita estará pronta ou será boa o suficiente. Pois, para alcançar a perfeição, basta estar morto. E vocês meus caros, ainda vivem. Então, joga tudo fora e escrevam, releiam, escrevam e chorem e sintam e reescrevam e leiam e escrevam e escrevam e escrevam, até que a morte os alcance.


Este post faz parte do Projeto Escrita Criativa

Desafio: Seu desafio é listar 5 dicas que ajudam a aumentar a tensão em uma história.

para-o-final-dos-posts-grande
Projeto Escrita Criativa – Facebook

6 comentários sobre “Desafio Criativo | 5 dicas que ajudam a aumentar a tensão em uma história

  1. Ei, Maria! Escrever é mesmo um desafio (mais do que técnica, acredito eu), há que se ter bastante inspiração também. As dicas são bem legais! Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s