COMO PUBLICAR UM LIVRO NA AMAZON

Hoje em dia todo escritor sonha em ter um livro seu publicado e desfrutar das maravilhas de ser um escritor reconhecido. Porém, com a crise das grandes livrarias e o pouco incentivo à leitura no Brasil, as pessoas estão cada vez menos adquirindo livros físicos e partindo com tudo para a sólida e prática era digital. E nesse mundo literário digital a bola da vez são os famosos Ebooks, ou se preferir: Kindle Direct Publishing, ou simplesmente KDP. O serviço de autopublicação da Amazon. Livros que você pode ler através do seu: Computador, Kindle e Smartphone. Mas, como se adequar a essa nova era? Como se tornar um escritor de livros digitais e ganhar dinheiro com isso?

Neste artigo eu vou te ajudar a entender como funciona as etapas prévias de uma autopublicação na Amazon e o que você precisa fazer para ser um escritor da nova era.

1. Escrevendo seu livro

Para escrever um livro, é necessário planejamento, execução das ideias e organização de conteúdo. Coloque no Microsoft Word todas as ideias que você tem para escrever seu livro. Essa ferramenta é sua arma principal na hora de escrever sua obra e estruturá-lo tanto em formato físico como digital.

2. Revise seu livro

Depois de escrever seu livro, é imprescindível que você faça uma revisão e edição profissional. Se você realmente tiver interesse de obter alguma renda com a publicação da sua obra faça um trabalho profissional. É necessário que você contrate um revisor para dar uma olhada nos possíveis erros de português e digitação do seu livro.

Outra coisa muito importante para você se dar bem tanto na Amazon como em qualquer outro lugar que você for publicar o seu livro é contratar um profissional que ofereça serviço de Leitura Crítica.

O que é leitura crítica?

É o profissional que irá observar toda a construção da sua obra, como por exemplo: A narrativa é boa? Os diálogos são bons e convincentes? Os personagens estão bem estruturados? A linguagem é bem trabalhada? A obra tem estilo? Seu livro tem potencial? Que público você pode atingir? E assim por diante.

Não se esqueça que a Amazon disponibiliza uma amostra grátis de todos os Ebooks, e se um leitor baixar esta amostra grátis e começar a encontrar erros de português ou problemas de formatação, muito provavelmente ele não comprará seu Ebook. E se comprar, ele poderá registrar uma reclamação para a Amazon, e ela poderá tirar seu Ebook do ar se receber muitas reclamações sobre a qualidade dele.

3. Crie uma capa para seu livro

Todo mundo sabe que capas de livros são como pratos de comida, você só irá comprar ou comer algo se gostar da cara. A sua apresentação formal para convencer as pessoas a comprarem seu livro, por mais que ele seja o livro mais foda e bem escrito do mundo, sempre vai ser a capa, ainda mais se você for um autor desconhecido, a capa é ainda mais importante.

A Amazon oferece uma ferramenta de criação de capas no KDP. Se você tiver noções de design, poderá se arriscar nesta opção. Porém, eu recomendo que você contrate um profissional para fazer esse trabalho pra você. Se você não quiser contratar um capeiro, tente encontrar algum designer freelancer ou mesmo um amigo que consiga produzir algo bacana utilizando um Corel ou Photoshop.

4. Formatando a versão digital do seu Ebook

Você deve formatar todos os títulos de capítulos, de forma a poder gerar um índice/sumário automático. Você também deve incluir uma folha de rosto no seu livro.

Não coloque numeração nem customize o cabeçalho ou rodapé do arquivo que você usará para gerar o ebook (a única exceção é se você for distribuir seu ebook em formato PDF, este deverá ser gerado a partir do arquivo da versão impressa).

Se você tiver noções de Microsoft Word e quiser formatar você mesmo o arquivo do seu Ebook, a Amazon disponibiliza um manual que explica como fazê-lo, vale a pena baixá-lo (é gratuito): PREPARANDO O SEU LIVRO PARA O KINDLE

Ou se você tem dificuldades para lidar com o Microsoft Word ou não tem tempo para fazer a formatação no formato correto, aconselho você a contratar alguém que faça isso por você.

Lembrando que a capa deve estar em um arquivo de imagem em separado do restante do seu livro, pois quando você for anexar sua obra na Amazon você terá de mandar 2 arquivos diferentes. O livro em formato HTML FILTRADA e a capa em formato JPG.

5. Obtendo o ISBN para seu livro

Isso não é obrigatório, mas você pode obter o ISBN (International Standard Book Number) para seu livro, e assim criar uma identificação única de sua publicação e edição.

Você não deverá usar o mesmo ISBN de uma edição impressa. É recomendado obter um ISBN para cada formato diferente que você comercializar de seu Ebook. Mas isso não é obrigatório para livros em formato Ebook, mas é recomendado.

Há um custo para se cadastrar e para obter os números ISBN. Para mais informações e para obter números ISBN, acesse o site da Agência Brasileira do ISBN. CLIQUE AQUI para acessar o site ISBN.

6. Cadastre-se no KDP

Basta entrar no site do KDP e fazer  login com seu usuário da Amazon Brasil.

Depois, será necessário preencher seus dados pessoais e dados bancários para receber os royalties de venda de seu Ebook.

7. Publique seu Ebook

Para cada Ebook que você for publicar, clique em Criar novo livro como mostra a imagem abaixo:

COMO PUBLICAR UM LIVRO NA AMAZON
como publicar um livro na Amazon

O vídeo a seguir possui um passo a passo para você se cadastrar e publicar seu livro na plataforma.

Agora que você já sabe como criar seu Ebook, é só publicar e divulgar!

Caso você precise de maiores orientações ou contratação de serviços como revisão, edição, leitura críticacapa e divulgação para produzir o seu livro e tornar seu sonho de ser um escritor em realidade, me mande uma mensagem através do formulário abaixo que eu vou te ajudar.


Se você gostou deste artigo e acredita que os seus leitores também iram gostar, compartilhe este post e ajude mais pessoas a terem acesso a esta informação.

 

 

5 comentários sobre “COMO PUBLICAR UM LIVRO NA AMAZON

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s