Qual é a sua maior dificuldade como escritor?

Essa semana eu fiz essa mesma pergunta num grupo só de escritores no Facebook e coincidentemente as respostas foram as mesmas:

  1. Bloqueio Criativo
  2. Publicar um Livro
  3. Divulgar seu trabalho
  4. Encontrar um leitor Beta

Vocês também sentem as mesmas dificuldades sendo escritores?

Hoje em dia nessa loucura de tudo pra ontem a gente não tem tempo de acompanhar o ritmo da vida e acaba se perdendo nas coisas que se passam ao nosso redor. Hoje o sonho de todo mundo que escreve é se tornar um escritor de sucesso e ter a admiração de milhares de fãs, ser reconhecido mundialmente e ganhar muito dinheiro só escrevendo livros.

Livros e seus processos de criação que nem sempre são um mar de rosas. Nós bem sabemos quanto nos custas passar noites em claro espremendo nossos cérebros na espera de uma inspiração milagrosa, ou o quanto formamos calos nos dedos de tanto escrever, apagar, reescrever, apagar e escrever tudo de novo.

Quando eu fiz essa pergunta e li as respostas dos escritores, eu fiquei pensando comigo, por que é tão difícil adquirir o reconhecimento pela arte que nós produzimos? Eu creio piamente que um escritor não é apenas um escritor e sim um artista e sempre faço a colocação do termo “arte” nos meus textos. Por que é tão difícil que as pessoas leiam o que escrevemos e sejamos recompensados por isso?

Observando o perfil desses novos escritores eu percebi uma coisa em comum com todos eles. PRESSA & RECOMPENSA.

Isso mesmo, todos eles tinham uma pressa excessiva de ser reconhecido e famoso e todos eles queriam colher os resultados do seu trabalho antes mesmo de plantar uma semente.

Essa semana o wordpress me lembrou que eu completei 2 anos de blog. Senhores, 2 anos escrevendo quase que diariamente. 2 anos falando um monte de coisas, escrevendo um monte de poesias, crônicas, contos, produzindo fotografia e etc… E eu me pergunto, estou rica? Tenho reconhecimento e fama? Tenho milhões de seguidores? O meu blog é super famoso? Assinei diversos contratos? Lancei vários livros?
E a resposta é não para todas as perguntas. Mas, eu aprendi uma única coisa recentemente depois de todo esse tempo…

Plantar sementes é a coisa mais fácil e mais simples que alguém pode fazer, mas colher os frutos que a semente dá não é digno da pressa que o homem emprega sobre sua própria recompensa.

Nesse ano eu aprendi muita coisa mesmo sem o ano ter começado direito, aprendi a ter paciência no meu processo criativo e a respeitar o meu próprio tempo. Hoje eu escrevo aqui no blog não mais meus próprios textos e exponho a minha arte a vocês, hoje eu escrevo aqui sobre como melhorar em nossos processos de escrita, dou dicas de como vencer o medo na hora de escrever e encarar a folha em branco, trago o trabalho de outros escritores pra dentro do blog, criei uma estante virtual pra deixar exposto o livro de novos autores independentes, troco textos com uma escritora que mora a quilômetros de distância da minha cidade, reviso, faço diagramação, presto consultoria literária e faço leitura crítica do trabalho de outros escritores que veem a minha potência literária e sentem confiança em entregar os seus livros em minhas mãos para que eu os ajude a melhorar aquela ideia que já é ótima.


Enfim, me diz… Qual é a maior dificuldade que você sente sendo escritor?

17 comentários sobre “Qual é a sua maior dificuldade como escritor?

  1. Eu sou Autora….não tenho planos pra me tornar uma Escritora.Até mesmo porque é um Meio caro de se ganhar grana. O retorno é muito lento.O Investimento Alto…a Divulgação é muito cara. Sendo Autora , é mais como um Hobby as participações em Antologias e Coletâneas. Me sinto Feliz como Autora.

    Curtir

  2. Publicar, dentro da realidade de não leitura e colapso da indústria editorial. A outra questão se trata do menosprezo que muitas pessoas próximas acabam nos dando, como banhos de gelo. Impactos pessoais em relação ao cunho das obras mediante familiares e outros.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Sim totalmente. Às pessoas de fora que nos acompanham sempre prestigiam nosso trabalho e nossos livros e amigos próximos e familiares nem sequer abrem passam os olhos por uma folha se quer. Eu já deixei isso pra lá depois que minha mãe comprou um livro meu num lançamento e chegando em casa só jogou no guarda roupa e nunca nem leu a dedicatória e não faz ideia do gênero que eu escrevo ou do tipo de conteúdo eu produzo. Mas eu só tenho uma coisa a te dizer com todo o respeito da palavra, seu livro de poesias É DO CARALHO!!! Você não tem noção do quanto me fez refletir e o quanto me levou a criar e aprimorar minhas próprias poesias. Sou imensamente grata por você ter me enviado seu livro não sei como agradecer por esse previlegio.

      Curtido por 1 pessoa

    1. Ahhh Cris! Você e seus solavancos com relação as realidades ferrenhas da vida que eu tanto gosto de resenhar. Postarei com certeza algumas crônicas sobre a realidade.

      Grande beijo e tenha uma ótima noite!

      Curtir

  3. Bom… eu sou apenas um bebê quando se trata de escrever, mas já estou dando meus primeiros passos nesse ramo. Criei meu Blog no finzinho do ano passado, e desde então escrevo textos românticos e reflexivos. Além disso, estou produzindo meu primeiro romance.
    A grande dificuldade nem tem a ver comigo (talvez), mas com o público, que não sente tanto interesse em ficar alguns minutos lendo os textos.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Juninho bem vindo a blogosfera, te desejo toda sorte e sucesso do mundo. Vou passar no seu blog depois com calma pra ficar bem mais do que alguns minutos.

      Meu blog sempre tem espaço aberto para publicar o trabalho de novos escritores então quando quiser divulgar seu trabalho aqui é só me mandar uma mensagem ok?

      Tenha uma ótima noite!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Sinto essa imensa dificuldade também e quando encontramos leitores eles só querem ler os livros da moda, romance juvenil e os autores conhecidos.

      Eu quero poder trazer essa gama de Novos Autores para dentro aqui do blog. Quero poder apresentar o trabalho desse pessoal e resenhar os seus livros mostrando pra todo mundo que os escritores sem visibilidade são tão bons quanto.

      Curtido por 7 pessoas

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s