5 exercícios práticos para você escrever melhor

5 exercícios práticos para você escrever melhor

A maneira mais fácil e eficiente para escrever melhor é: Escrever.

Eu sei que por mais que essa dica seja óbvia, sentar e escrever é a melhor solução para todos os seus problemas. Mas lembre-se, apenas escreva se você sentir que está pronto para fazer tal coisa. Caso você se sinta inseguro ou pense que não está pronto mentalmente para colocar sua escrita em prática, apenas relaxe e vá fazer qualquer outra coisa. Vai ler um livro, vai namorar, vai encontrar os amigos e tomar algumas cervejas… Apenas escreva quando você sentir que tem uma necessidade, não uma obrigação.

Então, aqui estão 5 exercícios de escrita criativa que ajudarão você a escrever melhor e ainda trabalhará sua potência  literária.

1. Volte ao passado

Um ótimo exercício de escrita criativa é relembrar alguma cena marcante da sua vida, seja ela, feliz ou traumática, e fazer desta lembrança uma nova história marcada por uma escrita potente.

Escreva um conto, uma crônica ou até uma poesia, que seja muito próxima da realidade ou simplesmente inspirada em algo que você já viveu, relatando as suas impressões, recordações e lembranças desta realidade.

O que você viu? O que você pensou? E o mais efetivo, o que você sentiu perante esta lembrança?

Muitos escritores famosos fazem este tipo de exercício de escrita. Eu mesma revisito meu passado constantemente quando estou num processo de escrita de um novo livro ou me encontro sem inspiração para escrever um texto aleatório.

2. Trabalhe constantemente nas descrições

Nós escritores somos ótimos observadores, e para desenvolver esta habilidade, nós precisamos prestar atenção em tudo o que ocorre a nossa volta. Para isto, você precisa exercitar o olhar.

Sente-se em algum lugar que tenha muita coisa acontecendo em volta, observe as pessoas, os veículos indo e vindo, capte os trejeitos das pessoas e o modo como elas falam. Um ótimo lugar para observar pessoas é em praças, metrôs ou em grandes centros. Leve consigo um caderno pequeno, daqueles de anotação, ou use seu próprio celular com um bom bloco de notas e escreva os diálogos que você está ouvindo, o modo como tal pessoa anda, a maneira como o vendedor de água apresenta seu produto ou mesmo, como o cachorro de tal pessoa se porta perante a outro cachorro.

Mediante a todas essas observações, você irá obter cenários e narrativas incríveis para usar como ponto de partida na sua próxima história.

3. Diálogos verossímeis

Criar diálogos verossímeis e convincentes é uma coisa drasticamente difícil para alguns escritores, sendo eles muito experientes ou iniciantes. Alguns apelam para a oralidade e para cacoetes linguísticos, mas no decorrer do processo estas práticas acabem se tornando desnecessários e desagradáveis no processo da escrita.

Um exercício muito eficiente para desenvolver diálogos é ouvir e anotar as conversas que você ouve nas ruas. Use a sua volta para casa no transporte público para captar alguma conversa aleatória. Sabe aquele diálogo que você sempre se depara entre o cobrador e o motorista? Ou mesmo entre os colegas do seu trabalho que insistem em ficar falando da vida dos outros e se vangloriando sobre seus feitos do final de semana? Preste o máximo de atenção nessas conversar, de forme sutil e despercebida é claro, e use tudo isso para trabalhar melhor sua escrita quando você chegar em casa.

4. Crie personagens a partir de pessoas que você conhece

Sabe aquela tia que você não gosta muito? Ou mesmo seu chefe que você atura mais não suporta?

Use as características físicas de cada uma dessas pessoas e o modo como elas agem, falam, se portam ou pensam… Mescle estas características entre as duas pessoas e desenvolva em um único personagem a essência de cada uma delas. Use o modo de falar sua tia, com o modo de andar do seu chefe. Ou você pode usar o comportamento do seu irmão, com alguma mania da sua melhor amiga. Use os detalhes de cada pessoa a seu favor e crie uma nova persona para a sua grande história e a transforme no seu próximo livro.

5. Utilize um tema chave como inspiração

Usar temas chave como inspiração é uma coisa que eu sempre utilizo para auxiliar alguns escritores a aprimorarem seu processo de escrita. Eu costumo passar temas chaves por e-mail e a partir desses temas, os escritores me mandam os textos que eles construíram e eu posto aqui no blog essa devolutiva.

O que é usar um tema como chave de inspiração?

Amor: esse é um tema chave. A partir dessa palavra você escreve suas percepções, sejam elas em que formato for. Apenas escreva as relações que você acha necessário a partir destas quatro letras.

O que eu aprendi no ano de 2018? A partir desse tema chave você escreve as coisas que você aprendeu, o que foi bom e o que foi ruim pra você nesse ano e por assim vai.

Às vezes, o tema chave não é uma palavra especifica. Às vezes é uma fotografia, uma cena, um filme, um livro, uma carta… Apenas descreva com palavras tudo aquilo que você sente e tire da mente o que te perturba.



Se você gostou desses exercícios, compartilhe com outros colegas escritores e os ajude a conhecer estas dicas de escrita criativa. Escreva aqui nos comentário os exercícios de escrita que você pratica para melhorar suas habilidades como escritor.

16 comentários sobre “5 exercícios práticos para você escrever melhor

  1. Os pontos que voce elencou no texto, involutarimente eu já fazia boa parte dela, me chamou atenção pra o ultimo ponto o 5, o que eu acho interessante o como uma foto nos remete a tal época , um sorriso, até a forma que o ser humano pega no copo e leva até a boca. Obrigado pelo texto. vou treinar mais minha sensibilidade.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu não tinha dificuldade só em escrever diálogos verossímeis, como tinha dificuldades pra escrever qualquer diálogo!! Melhorei muito praticando esse exercício de prestar atenção em conversas reais. Tanto conversas de outras pessoas, como conversas que tenho com amigos na internet. Não sei se melhorei, mas tenho mais facilidade agora.
    Muito bom o texto! agora tenho mais 4 exercícios para praticar

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que ótima notícia Pedro. Fico imensamente feliz em saber que estes exercícios lhe ajudaram a melhorar o seu texto. Depois compartilha com a gente a produção dos seus diálogos. Nos mande um e-mail: vickjoselita@gmail.com e podemos publicá-lo. O que acha?
      Tenha um ótimo final de semana!

      Curtir

      1. Escrevo, em regra, haicai e soneto. Mas, sempre arrisco um estilo ou outro. Hoje foi a vez do poetrix:

        AMOR MADURO

        Um casal de homens de barbas brancas

        Chama nossa atenção para o carinho

        Do abraço que aconchega o sono bom

        Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Guilherme.

      Sabe aqueles diálogos que as pessoas falam sem parar por uns 5 minutos? Se a gente for transcrever a fala dela num diálogo único vai ser algo chato e muito extenso. Então, ao invés de descrever palavra por palavra nós escrevemos diálogos verossímeis, que são próximos da realidade mas não exatamente igual ao que foi dito.

      Se uma pessoa diz: “Fui lá na vila sabe, ai tinha um carro grande parado na rua. Ele era gigante e tinha uma cor azul bem chamativa, sabe? E ai depois eu vi uma moto e depois passou um homem de bicicleta”. Esse é um exemplo de diálogo realista.

      Agora o verossímel:
      “Fui a vila e chegando lá, avistei um grande carro azul, uma moto e um homem que estava passando de bicicleta”.

      Espero ter ajudado!

      Curtido por 2 pessoas

  3. Escrever para mim é um mistério delicioso.A cada palavra, a cada interrogação, as ….
    Compartilho meus sonhos em palavras escritas com crianças e para crianças.
    Já publiquei seis livros !

    Curtido por 1 pessoa

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s