Como melhorar seu texto literário? Part 1

Rondando pelas mídias sociais e até aqui mesmo, no mundo dos blogs, tenho visto várias pessoas que escrevem um texto qualquer e logo em seguida o publicam, sem nenhuma revisão. Mediante a estas publicações, percebo pelos comentários que os leitores ficam incomodados se percebem muitos erros em um texto, principalmente se forem erros ortográficos ou gramaticais. Por isso, vou expor aqui quais são os principais pontos de revisão e como proceder para garantir maior qualidade para seus trabalhos.

Gramática e Ortografia:

A primeira coisa a se fazer quando você está escrevendo no Word, é passar um corretor ortográfico eletrônico no seu texto. Esta funcionalidade é acessível através da tecla F7. O corretor ortográfico vai apenas ajudá-lo a identificar possíveis pontos com problemas, então você não deve confiar cem por cento nele para fazer todo o trabalho sozinho. Sempre que o corretor indicar algum erro, verifique se o erro realmente existe e se as correções sugeridas são plausíveis. Uma segunda etapa que eu indico é… Dedique um tempo para estudar as principais regras gramaticais e tenha sempre um dicionário ao lado. Leia muito, leia diferentes textos, literários ou não, só assim você assimilará regras e grafias de forma inconsciente e passará a escrever com mais qualidade.

Incoerências:

Sua história deve ser coerente e fazer o mínimo de sentido possível. O personagem principal não pode quebrar a perna num dia e no dia seguinte aparecer correndo uma maratona. Um ótimo método para manter o controle da sua história é criar fichas com os principais acontecimentos da história e um registro cronológico de quando as coisas aconteceram.

Erros Históricos e Geográficos:

Se você utilizou algum fato histórico ou as locações onde passam sua história são reais, pesquise bastante a respeito dessas localidades. Nomes de ruas, história do bairro, o que tem de comércio, se tem escolas ou hospitais, se a locação é um lugar cheio de casas ou só possuem apartamentos. Pesquisas como essas vão ajudar você a desenvolver sua trama e lhe trazer mais confiança e notoriedade na hora que tiver escrevendo.

Imagem e Estilo:

Quando você está escrevendo, você está formando uma imagem e criando um estilo a partir das palavras. O objetivo principal é que sua história seja lida e que seus leitores sintam-se confortáveis com a leitura, a ponto de entrarem de cabeça na trama que você criou. Para conseguir que o leitor atinja este estado de concentração, você precisa eliminar do texto tudo que possa causar “ruídos” e distrações. Te aconselho a ler seu texto em voz alta e seguir a risca todas as vírgulas e pontos na hora da leitura. Você irá reparar que através da leitura um ritmo irá se formar com maior fluidez ou não, tudo vai depender da forma como você anda escrevendo. Se você se deparar com muitas pausas ou ficar muito difícil de ler, pode apostar que você precisa sentar e reescrever tudo de novo.

Estas foram as 4 dicas desta semana para ajudar você que é escritor a melhorar seu processo criativo e a desenvolver suas habilidades como escritor. A segunda parte deste artigo, será postada na próxima sexta-feira, então não deixe de ficar atento as publicações.


Se você achou essas dicas eficientes, não deixe de compartilhar este artigo para que mais pessoas venham a melhorar seu desempenho na escrita.

5 comentários sobre “Como melhorar seu texto literário? Part 1

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s