Dicas literárias para escritores

Olá, escritor!

Por aqui o clima é de chuva com um céu bem acinzentado e por aí, como é que anda o dia de hoje?

Pra me organizar e tentar produzir alguma coisa diferente com essa temperatura amena, eu resolvi escrever esse post para compartilhar com você minhas pesquisas literárias. Tô sempre nessa de escrever, revisar e reescrever, então cacei alguns concursos literários pra participar, alguns sites e revistas literários para enviar meus textos e também, acabei escrevendo um breve roteiro para um amigo que está nessa jornada de escritor iniciante.

Espero que você possa participar desses concursos e tope do desafio de enviar seus originais para outras revistas e sites, além de pensar um pouco sobre o processo de produção dos seus textos e como você pode melhorar seu estilo e sua imagem como escritor, tendo um acompanhamento mais de perto, num estilo didático e criativo.

Seleção Permanente – Revista ID

A revista ID, é um projeto cultural realizado por alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande.

O projeto aceita ilustrações, fotografias e diversos materiais de gêneros literários e/ou visuais.

Se inscreva aqui

Concurso Francisco Beltrão de Literatura

Incentivar a produção literária, valorizar e descobrir novos escritores e premiar trabalhos inéditos.

Gênero: Contos e Poesia

Se inscreva aqui

Ruído Manifesto

Literatura, crítica e áudio visual. Ruído Manifesto é baita site que publica semanalmente diversos escritores bons e essenciais pra ficar de olho no meio literário.

Por falar em escritor bom, semana passada um conto meu foi publicado na Ruído, leia aqui na íntegra!

Envie seu texto aqui


Tá sem inspiração pra escrever ou acabou de produzir um texto novo e queria uma orientação profissional sobre a sua produção? Borá conversar sobre isso?

Uma leitura minuciosa, com apontamentos e direcionamentos dos seus textos ou livros, com orientação sobre onde publicar, roteiro de programação de conteúdo para postagens, lista de editoras para mandar seu original ou mesmo, exercícios práticos com roteiros semanais e acompanhamento pessoal do processo de escrita.

Você não precisa ficar sofrendo toda vez que for tentar escrever alguma coisa, muito menos ficar sem norte sobre como promover seu trabalho e sua imagem de escritor perante seus leitores e possíveis contatos profissionais.

Me manda uma mensagem através “desse canal” e vamos bater um papo sobre como você pode melhorar ainda mais seu processo criativo e alavancar sua carreira como escritor.

Agora de manhã eu elaborei um roteiro de exercício de escrita, com um passo a passo bem simples e auto explicativo, para um escritor iniciante que estou assessorando e quero compartilhar esse breve roteiro com você.

[Acessar o roteiro de escrita]

Bom é isso, espero que você consiga exercitar o seu processo criativo e elaborar muita coisa bacana nesse dia de chuva.

Alias, deixa eu te perguntar… Tá afim de não perder nenhum conteúdo aqui do blog e ainda receber dicas exclusivas de escrita, além de indicações e novidades sobre o universo literário? Então se inscreva na minha Newslatter e receba toda semana um e-mail legal e divertido, com muita informação sobre literatura direto na sua caixa de entrada!

3 comentários sobre “Dicas literárias para escritores

  1. Adorei o seu texto com essas dicas de concursos 😀 Deus sabe que eu to aqui lutando pra escrever ultimamente… me saio super bem planejando a história, fazendo ficha de personagem e roteirizando tudo, mas dai, quando começo de fato a escrever, sempre dou aquela travada no meio do desenvolvimento e isso é muito frustrante! Tava esperando avançar mais alguns capítulos na história pra começar a publicar ela no Wattpad, o que você acha?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Pam

      Realmente é uma luta o desenvolvimento de um livro. Eu particularmente, não consigo me ater ao desenvolvimento através de fichas de personagens e roteiros especificos, isso acaba me atrapalhando, mas para outros pessoas super rola de dar certo e isso é muito bom.

      Com reação a publicação no Wattpad, se eu puder ser sincera, tenho algumas ressalvas com relação a essa plataforma. É necessário analisar se ela é realmente eficiente para a qualidade da sua história e analisar quais são os objetivos que você possui com a publicação dos capítulos. Precisa levar em conta diversos fatores e as vezes essa plataforma não atenda todas as suas necessidades e nem supra suas expectativas. Mas claro, tudo vai de acordo com o gênero que você está a desenvolver.

      Se quiser, envie um e-mail pra mim para contando um pouco sobre o livro, gênero, objetivos, público alvo que pretende atingir, que mensagem desejar passar e etc que eu posso te auxiliar em algumas coisas.

      Meu e-mail pessoal: vickjoselita@gmail.com

      Tenha um ótimo dia!

      Curtir

    2. Eu publico no wattpad e adoro esta plataforma ela e o Inkspired. Vi muits escritores publicarem seus livros físicos por terem ganhado grande audiência principalmente no Wattpad, eu amo pois lá conheci e ainda venho conhecendo escritores e leitores fantásticos! Uma dica é não ter medo de publicar lá é confiar no seu trabalho e ir enfrente =)

      Curtido por 1 pessoa

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s