Escritores independentes

Escritores independentes que você deveria conhecer

Olá escritores,

Quem escreve sabe, que a leitura é parte primordial do nosso processo de criação literária, certo?

E por falar em leitura, recentemente eu conheci uma escritora brasileira que reside atualmente na Colômbia. Entre trocas e diálogos, Mariana Ribeiro Maia me apresentou a sua obra de estreia: Para onde vão as elefantas depois da chuva.

Um livro que fala sobre a relação entre mulheres, sobre mulheres cuidando de mulheres, mesmo quando não queriam cuidar, tomando a responsabilidade pelo cuidado que não é atribuída aos homens.

Sinopse

Esmeralda sonha com uma pia de corpos de mulheres mortas e se culpa pelas mulheres que não pôde proteger. Decide então, contar sua história através de e-mails que escreve para sua ex-namorada, com quem não fala há sete anos. Após sofrer uma grande decepção amorosa, decidiu escrever a ela para tentar se retratar e entender como se tornou quem ela é. Como é o tornar-se mulher e o que a culpa tem a ver com isso!

“Os elefantes são uma sociedade matriarcal. Os grupos de elefantes estão formados por fêmeas adultas e por indivíduos jovens de ambos os sexos. Nesses grupos, a elefanta mais velha, a matriarca, exerce a liderança: ela desempenha um papel fundamental na coordenação dos movimentos do grupo e das respostas às ameaças. E a condição de líder provavelmente se deve ao fato de que, sendo a mais velha, ela tem mais conhecimento ecológico do que o resto dos membros do grupo. Acho que elas representam a história do livro”.

— Maria Ribeiro Maia

“Uma das personagens principais é Nigeriana, de forma que conviveu com elefantes na infância em sua tribo. Na África, o elefante simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria. As trombas ameaçadoras de um elefante em sonhos podem ter um caráter sexual, pela razão de ter um aspecto fálico exprimindo, dessa forma, um conflito erótico. Além disso, frequentemente, os elefantes são considerados como sendo símbolo da castidade”.

— Maria Ribeiro Maia

Hoje em meados de chuva, resolvi consultar o livro da Mariana pra poder exercitar outros tipos de escrita. O linguajar leve e fácil faz com que o livro seja lido e relido diversas vezes sem deixar para trás os detalhes mais importantes da história. A forma como a Mari cria e desenvolve as personagens, me fez ver em muita gente uma característica ou outra da trama de uma maneira crua, porém muito divertida.

Uma maneira legal de conhecer melhor sobre: Para onde vão as elefantas depois da chuva, é acompanhar a Mari no Instagram. Por lá ela posta diariamente características novas sobre o livro, além de postar dicas de escrita e escrever sobre o processo de criação dela com relação ao livro e outros projetos literários que ela desenvolve.

Se você tá afim de embarcar numa leitura diferente e explorar um pouco mais sobre romance contemporâneo, indico fortemente que você leia, Para onde vão as elefantas depois da chuva.

“Esse livro é uma homenagem a tantas mulheres que não adquiriam voz para falar por elas mesmas. Escrevi ele pra elas, mas como a maioria está morta, para que outras mulheres possam ler e talvez pensar sobre a culpa, que é algo que sempre recai sobre as mulheres, até mesmo por suas próprias mortes. Meu objetivo é dar voz a essas vozes e me livrar de um peso que carreguei por tanto tempo”.

— Maria Ribeiro Maia

Mariana Ribeiro Maia, nasceu em Goiânia em 1992. Estudou Letras Português/Inglês na PUC Goiás. Teve os livros como melhores amigos desde que aprendeu a ler, desde criança sabia que queria escrever. Trabalhou e ainda trabalha como Redatora Publicitária para agências, especializada em Branding e Gestão de Marca.

Depois que você ler esse livro, volta aqui e me conta o que achou da leitura!

Aproveita também pra seguir a Mari nas Redes Sociais

InstagramSite

3 comentários sobre “Escritores independentes que você deveria conhecer

  1. O título e a sinopse são bem intrigantes. Gostei de como compara a relação entre as mulheres com as elefantas. Fiquei a fim de ler, com certeza!

    Curtido por 1 pessoa

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s