Como escrever mais em menos tempo

Publicado por Maria Vitória em

Atualmente, quem é escritor(a), está sempre tentando produzir uma variedade de textos diferentes, seja para publicar em alguma rede social ou para escrever um livro. Dessa forma, acabamos sempre tendo que escrever mais em menos tempo possível.

Porém, algumas vezes a gente se pega tendo que criar muito material em um período muito curto e nem sempre a maioria dos escritores sabe como otimizar sua produção textual para dar conta de uma grande demanda de produtividade. Por isso, separei aqui 5 técnicas que eu utilizo no meu dia a dia que me ajudam muito quando preciso escrever mais em menos tempo.

1. Seja um rio e escreva mais em menos tempo

Escreva tudo o que vier a mente, sem restrições, sem julgamento, sem pausa, sem pensar sobre o que você está escrevendo. Então, apenas pegue o computador, celular ou mesmo papel e caneta e deixe sua mente trabalhar de forma fluída e continua. Não tenha um objetivo de escrita e nem escreva sobre algo especifico, apenas deixe as palavras saírem como uma enxurrada.

2. Olha, sinta e descreva

Descrever objetos que estão a sua frente ajuda estimular a criatividade e exercita as diferentes maneiras de escrever um texto. Em casa ou na rua, descreva algo que esteja no seu campo de visão ressaltando sua forma, tamanho, espessura e cor. Nesse meio tempo, você pode ir ainda mais fundo, criando uma história a partir da descrição desse objeto e torná-lo o personagem principal da sua narrativa.

3. Liste algumas prioridades

Faça uma lista de supermercado e escreva tudo aquilo que é prioridade, seja ela real ou fictícia. Primeiramente, você pode fazer uma lista de coisas que tem na sua gaveta, ou coisas que você leva na mochila, ou ainda, tarefas que você tem para desenvolver ao longo da semana. Liste tudo o que for necessário e ao final, você terá uma variedade grande de temas para escrever histórias a partir de cada item da sua lista.

4. Só ouça o que odeia

Coloca pra tocar só aquele estilo de música que você geralmente não costuma ouvir e preste atenção na letra dessas canções. Você vai se surpreender quando perceber que uma pequena estrofe ou uma simples palavra, irão te impulsionar a criar sua própria versão a partir daquela música que você não gosta.

5. Vários gêneros de uma só vez

Essa tática é a minha preferida. Procure ler mais de um livro ao mesmo tempo de diferentes gêneros literários. Você pode simplesmente ir para o trabalho lendo um conto, tirar dez minutos do seu almoço para ler um poema, e até mesmo voltar pra casa lendo uma crônica. E ainda antes de dormir, leia algumas páginas de um romance, por exemplo. Eu sei que parecer ser uma coisa impossível e muita cansativa, mas acredite em mim, você vai se surpreender com a quantidade de palavras novas e a velocidade de leitura e escrita que você irá desenvolver ao longo dos dias.

escreva mais em menos tempo

Como conclusão, uma coisa é imprescindível… A arte da escrita leva tempo!

Lembre-se sempre: Escrever bem não é um DOM e sim PRÁTICA E TREINO.

Sendo assim, faça todos os itens da lista acima ao menos uma vez por semana se você está começando a desenvolver suas habilidades de escrita agora, ou se você já tiver o hábito de escrever, siga todas essas táticas diariamente.

No entanto, aconselho que você comece a ser um rio assim que terminar de ler este artigo. Eu aposto contigo que se antes você gastava horas pra desenvolver um simples texto, depois dessas 5 táticas seu tempo de produção vai cair pela metade.

Você coloca algumas dessas táticas de escrita em prática na sua rotina? Que mudanças você está disposto a fazer na sua vida para melhorar a qualidade dos seus textos? Me conta aqui nos comentários!


Maria Vitória

Expondo a realidade de uma forma cinza e poética, para não me tornar mais um padrão normativo!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *