Se você torceu o nariz logo quando leu o título desse artigo, eu quero contar um segredo. Muitas escritoras detestam o termo marketing digital, mas precisam dele. Costumo dizer que o correto é detestar o fato de que nunca te falaram como usar o marketing ao seu favor.
Ferramentas de marketing para escritoras são essenciais para se divulgar nesse mundo, principalmente no meio digital. Por isso, neste texto, vamos conhecer alguns pontos sobre o marketing digital, como o que ele é e como usá-lo para divulgar sua escrita.
Também vamos saber como começar a trabalhar o marketing digital na sua carreira e como adquirir conhecimento nessa área. Animada? Vem comigo.
O que é marketing digital?
O marketing digital compõe o conjunto de ações de comunicação que podem ser utilizadas através da internet e de outros meios digitais. O objetivo é divulgar e comercializar produtos ou serviços, além de conquistar, reter e fidelizar novos clientes.
Por meio dessa presença online, realizada de forma estratégica, o marketing digital comprovadamente aumenta a rede de relacionamentos. Esse termo surgiu na década de 1990, alterando a forma como as empresas passaram a se relacionar com a tecnologia para promover seus negócios.
Acontece que o marketing – e todas suas vertentes – foi disseminado como algo negativo, que não pode ser feito por pessoas sérias. É comum pessoas associarem as ferramentas de marketing digital com manipulação, enganação e mentira. Isso, porém, não é verdade.
É claro que, como qualquer estratégia, é possível usar para o mal e para o bem. O marketing existe para causar desejo de compra no consumidor e, infelizmente, a venda de cursos milagrosos, os gurus e os inventores da riqueza fácil acabaram entrando nessa esteira.
Mas é só parar para pensar. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, em que as pessoas baseiam suas decisões de compra por meio dos dispositivos digitais. Imagine que, quando você precisa de um produto ou serviço, ou mesmo ouve falar de uma empresa, um dos primeiros impulsos é pesquisar no Google, certo?
Nesse contexto, o marketing digital se tornou uma enorme oportunidade para reforçar sua marca e criar oportunidades de negócio. As chances de fortalecer sua presença online não param de crescer dia a dia.
Mas, em se tratando de uma empresa, fica fácil entender como essas estratégias funcionam. Porém, como fazer marketing digital para vender seus serviços de escrita? É isso que vamos ver no tópico a seguir.
O que é marketing digital para escritoras?

A primeira coisa que você deve levar em conta é que existem maneiras diferentes de oferecer soluções e estratégias para o seu negócio. Sendo ele um negócio de escrita, o marketing digital pode ser um grande aliado quando usado da maneira certa.
Por isso, é fundamental conhecer estratégias de marketing para escritoras, capazes de potencializar a venda de seus produtos e serviços. Sei que é difícil controlar o ranço. Além de pesquisar, ser criativa e usar seu talento para escrever, ainda preciso me promover? E ainda fazer isso sem ser repetitiva e sem cansar meu público?
Para sair dessa ideia errônea que venderam para você e muitas outras escritoras, vamos começar pelo seguinte. Marketing é, acima de tudo, diferenciação. Então, para dominar as estratégias de marketing, antes de tudo você deve olhar para seu trabalho é pensar nas particularidades que diferenciam você da concorrência.
Conceitos básicos de marketing
Ganhar dinheiro escrevendo não é uma tarefa simples, mas se você pensar na sua escrita como um negócio é muito mais fácil. E como qualquer negócio, ela precisa ser entendida dentro de um mercado, com seus produtos, preço, praça e promoção, para citar os conceitos mais básicos de marketing.
Muito mais do que escrever, é preciso que você analise inicialmente qual desejo ou necessidade do cliente sua escrita pode atender. Além disso, é claro, você precisa precificar o seu produto; entender como o seu consumidor final vai chegar até seus serviços e formas de divulgar o seu trabalho.
Pode parecer muito básico, mas essas perguntas são essenciais para estruturar seu negócio e devem ter a atenção de qualquer empreendedora. Avaliar essas questões também dão uma boa base para investir em estratégias de marketing digital.
Pilares do marketing digital
O marketing digital inclui diversas frentes de atuação, mas todas devem obedecer a alguns pilares básicos, que são:
- Planejar
- Atrair
- Converter
- Fidelizar
É impossível realizar um bom marketing digital sem planejamento. Assim, é preciso entender o comportamento e rotina do seu público. Para atrai-lo, é essencial mostrar que sua marca existe, definindo objetivos, canais e estratégias, tendo como foco criar uma base de público com a qual você possa trabalhar.
Os consumidores do seu conteúdo numa rede social também podem virar clientes, por isso a etapa de conversão é tão importante. Depois disso, é preciso investir em fidelização: por meio de ações de relacionamento e segmentação.
Como começar a trabalhar o marketing digital na sua carreira
Aprender formas de diferenciar a sua história e o seu produto ou serviço é um processo, que exige muito estudo e um tiquinho de autoconhecimento. Não se desespere se você não souber todas as respostas antes de começar. Como o marketing exige planejamento, é sempre o momento de rever objetivos e mudar a rota, se preciso.
Uma boa notícia para as escritoras é que uma excelente forma de começar a usar o marketing digital na sua carreira é investir na criação de conteúdo. Para quem escreve, esse não é nenhum tormento. Atrair clientes com o seu conhecimento é uma estratégia assertiva para quem quer se posicionar nos meios digitais.
Uma dica importante para você começar: teste formatos e conteúdos diferentes. Por exemplo, nas redes sociais, você pode mesclar conteúdos em formato de reels, com informações dispostas em carrossel, além de cards com perguntas que chamam a atenção de seus leitores. Com o tempo, você vai entendendo como sua audiência reage ao seu conteúdo.
Além disso, não deixe de se atentar aos seguintes pontos:
Invista na sua marca pessoal – você é sua empresa!
Você é uma autoridade – e não apenas uma mulher que escreve
Transmita credibilidade – uma escritora que escreve com erros gramaticais? Jamais!
Não erre o timing – se um assunto está em alta, é hora de falar sobre ele e relacionar à escrita
Aposte no atendimento de qualidade – não deixe seu cliente sem resposta
Diversifique seu conteúdo – nada de ficar só no Instagram!
Aposte em outras ferramentas – como newsletter e podcasts
3 livros de marketing que você deveria ler
Para dominar as ferramentas de marketing, é fundamental conhecer a fundo seus processos e aprender com os/as grandes do meio. Separei aqui alguns livros que vão inspirar você a entrar no mundo do marketing com mais disposição.
1. Marketing 3.0. As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano
Para muitos, autor Philip Kotler é considerado o papa do marketing. Este livro foca no cliente, este novo consumidor que está buscando produtos e serviços que se alinhem aos seus valores pessoais e propósito. Como se adaptar a ele?
Autores: Phlilp Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan
Editora: Campus Elsevier
Número de páginas: 240
2. Reimagine
Este é um livro para estar preparada para o futuro. O livro traz soluções radicais e inovadoras que alertam a sociedade e o mundo dos negócios.
O estilo de Tom, provocador e ao mesmo tempo intimidador, estimula o leitor a pensar, a engajar-se e a atuar, além de aproveitar ao máximo todas as vantagens que criou para si, enquanto os outros ainda estarão se adaptando a esse “mundo em desordem”.
Autor: Tom Peters
Editora: Futura
Número de páginas: 352
3. Mulheres do Marketing. Elas Contam Como Conseguiram Chegar nas Maiores Empresas do Brasil
Neste livro, você vai se inspirar com a trajetória de 40 executivas de alta performance da área de marketing. O objetivo foi relatar suas estratégias de trabalho, o modo de administrar suas carreiras e vidas pessoais, como desenvolvem o intraempreendedorismo, para que suas experiências e desafios possam servir de orientação.
Autoras: Tatyane Luncah e Andréia Roma
Editora: Leader
Número de páginas: 392
2 cursos de marketing digital para começar a fazer ainda esse ano
Uma escritora não para de estudar e com o marketing não é diferente. Aprofundar-se nesse assunto também contribui não apenas com o fortalecimento do seu negócio, mas com sua criatividade para atrair clientes e fidelizar os mais antigos.
Além de entender como seu público se comporta, compreender e dominar as estratégias de marketing é a melhor maneira de apresentar as soluções de escrita que você oferece como especialista. Confira duas opções de cursos gratuitos:
1. Marketing Digital — Coursera
Organizado pela Universidade Federal de São Paulo (USP), o curso de Marketing Digital da Coursera é voltado para iniciantes da área.
O aluno vai aprender sobre os principais pontos do Marketing como ROI, SEO, SEM, Testes AB e como gerenciar o funil de conversão, além de também saber como usar plataformas como Google adwords e Analytics, Facebook Ads e Email Marketing.
100% on-line.
Nível iniciante.
Aprox. 17 horas de duração.
Possui certificado.
2. Marketing Digital para Iniciantes — Udemy
Este curso possibilita uma visão ampla dos conceitos e estratégias mais importantes do marketing digital. É oferecido pela escola Mirago Marketing Digital.
Nele, você aprenderá pontos importantes da área, como:
- Mudanças no comportamento de compra do consumidor
- Jornada de compra
- Websites Otimizados e Responsivos
- Tráfego pago e SEO
- Conversão
- Leads
- Vídeo Marketing
- Mídias Sociais
- Métricas e Web Analytics
- Inbound Marketing
100% on-line.
Conteúdo por meio de vídeos.
7h de duração.
A versão gratuita não possui certificado.
O que você viu até aqui?
Bom, ao final deste artigo, eu espero que você tenha se animado a investir no marketing digital para consolidar seus produtos e serviços de escrita. Ferramentas de marketing para escritoras são essenciais para se divulgar e, por isso, é imprescindível saber as ações de comunicação que podem ser utilizadas através da internet.
É comum pessoas associarem as ferramentas de marketing digital com manipulação, enganação e mentira. Isso, porém, não é verdade. O marketing existe para causar desejo de compra no consumidor e o marketing digital se tornou uma enorme oportunidade para reforçar sua marca e criar oportunidades de negócio.
Também vimos que existem maneiras diferentes de oferecer soluções e estratégias para o seu negócio. Marketing é, acima de tudo, diferenciação. Então, você deve elencar as particularidades que diferenciam você da concorrência.