8 vantagens do home office para quem quer trabalhar com escrita

vantagens do home office

O home office é um modelo de trabalho que vem crescendo nos últimos anos no Brasil e se disseminou durante a pandemia. Porém, muitas escritoras adotam essa forma de trabalho remoto para empreender e ter mais flexibilidade para realizar suas entregas.

Se você deseja saber se escrever seus textos em casa ou qualquer outro lugar é para você, separei aqui as principais vantagens de trabalhar em home office para quem quer trabalhar com a escrita. Além de abordar quais equipamentos são essenciais para montar um escritório perfeito.

Também vou falar sobre algumas desvantagens desse regime de trabalho, para que você possa se preparar e ter atenção com o que pode tirar seu foco. Vamos nessa?

O que significa home office?

A expressão “home office” é a junção das palavras em inglês home (casa) e office (escritório), ou seja, um “escritório em casa”. Porém, mesmo que não seja usado pelos falantes da língua inglesa, esse termo se popularizou no Brasil como uma relação de trabalho na qual a profissional atua à distância, ou fora da empresa.

No caso das empreendedoras, que é o caso da maioria das mulheres que trabalham com a escrita, esse termo abrange o trabalho remoto, que não precisa necessariamente em casa.

Uma vez que se tenha os equipamentos necessários, você pode trabalhar na sua casa, ou num coworking, ou até mesmo na sala de espera de um aeroporto. O importante é que a produção de textos ou de conteúdos seja feita com eficiência, além de respeitar seu conforto.

Quais tipos de trabalhos podem ser feitos em home office?

Como falei, o home office pode ser adotado tanto por empresas, que podem oferecer esse modelo de trabalho aos seus colaboradores, como por empreendedoras, que desenvolvem produtos e serviços para diferentes clientes.

Nesse caso, a profissional que trabalha por conta própria e ganha dinheiro com a escrita, estabelece sua própria rotina. Da mesma forma, a escritora também define o local e de que maneira em que vai trabalhar.

Além da escrita, muitas outras profissões podem se adaptar a esse regime de trabalho e aproveitar as vantagens do home office. Conheça algumas delas:

  • profissionais de tecnologia;
  • atendentes de telemarketing;
  • jornalistas e produtores de conteúdo em geral;
  • influencers, como booktubers;
  • professores que dão cursos, workshops e palestras;
  • profissões ligadas a vendas e times comerciais;
  • atividades ligadas ao marketing, relações públicas e assessoria de imprensa;
  • agências de publicidade.

No entanto, se você já escreve ou quer começar a trabalhar com a escrita, é muito importante avaliar todas as características desse modelo de trabalho para entender como você pode aproveitar todos os benefícios do home office.

8 vantagens do home office para quem quer trabalhar com escrita

home office para escritoras
#ParaTodosVerem: Uma mulher sentada na sala de sua casa fazendo um calendário de organização

As vantagens de trabalhar em home office são inúmeras, inclusive para as empresas. O regime remoto (ou o híbrido, em que alguns dias da semana são presenciais e outros em home office) já vem sendo adotado por muitas organizações brasileiras.

Isso porque o home office oferece a possibilidade de o colaborador trabalhar de casa e tende a aumentar a produtividade e reduzir a falta de foco, inclusive por causa de conversas paralelas. Também oferece outros benefícios, como reduzir custos e contribuir com a diminuição do estresse.

Mas, para quem trabalha como empreendedora da escrita, também é possível aproveitar os benefícios de ter um escritório em casa – ou em outro local que você definir. Essa é muitas vezes a chance de aumentar seu conforto e criar uma rotina de organização interna com a sua escrita.

Veja algumas das vantagens para adotar esse sistema de trabalho e arrasar nos seus textões.

1. Não pegar trânsito

Nas grandes cidades, o trânsito pode ser fonte de muito estresse. Além do caminho geralmente já longo de casa para o trabalho, muitas profissionais enfrentam outros desafios, como congestionamento, péssimas condições do transporte público e até assédios.

Independentemente de você dirigir ou ser usuária de metrô ou ônibus, não ter de se deslocar para o seu dia de trabalho é uma grande vantagem de fazer home office.

2. Flexibilidade na própria rotina

Essa é uma grande conquista para quem trabalha no sistema remoto. Poder estabelecer uma rotina de trabalho personalizada, com seus momentos de descanso e de produção de textos, é um grande benefício de um home office.

Nesse caminho, você se torna a própria gestora de seu tempo e das suas entregas, o que também exige disciplina e foco, é claro. Contudo, o trabalho remoto pode trazer vantagens como a possibilidade de tirar uma soneca depois do almoço, por exemplo, hábito que aumenta a produtividade e melhora a saúde mental de muitas pessoas.

3. Acordar mais tarde

Pense naqueles dias chuvosos, em que você tem que acordar com muita preguiça, enfrentar ônibus lotado ou semáforos quebrados e provavelmente chegar com os pés molhados no escritório. Pensou?

No home office, é possível ganhar um tempinho a mais na cama e ter a possibilidade de acordar com calma, fazer um bom café da manhã e observar a chuva caindo pela própria janela. Isso é tudo, né?

4. Economia de tempo e redução do estresse

Cuidar da saúde mental é uma grande indicação para todas as escritoras, uma vez que nossa cabeça vive fervilhando de ideias e de energia para colocar todas em prática. Como trabalhamos muito com o nosso lado racional, é preciso estar atenta a gatilhos de estresse.

O home office traz vantagens como reduzir o tempo para se deslocar, para se arrumar (quem aí não fez uma excelente reunião vestindo camisa social e calça de moletom? e até para almoçar, já que você pode organizar a própria rotina de alimentação.

5. Mais privacidade

Se você já passou pela situação de acompanhar algum chefe ou colega espionando a tela do seu computador para conferir mesmo se você está trabalhando, sabe do que estou falando. Trabalhar de casa, em um escritório próprio, possibilita maior privacidade para desenvolver seus textos e encontrar suas inspirações.

Se você mora com outras pessoas que também praticam o home office, lembre-se de manter sua privacidade preservada, combinado?

6. Rendimento maior

Pelos itens anteriores, já deu para perceber que o trabalho em home office ajuda a melhorar os índices de rendimento. Isso porque, com disciplina e responsabilidade, nós conseguimos produzir melhor, o que contribui inclusive com a qualidade dos próprios textos.

Além disso, você pode conciliar o trabalho de forma mais fácil com outras atividades que ajudam a melhorar seu rendimento, como a prática de exercícios físicos, passeios, fazer cursos, cuidar de plantas, etc.

7. Proximidade com a família

Para algumas mulheres, a possibilidade de criar relações mais próximas com maridos, esposas, filhos e outros familiares é uma grande vantagem do home office. Com o tempo economizado e com a saúde mental em dia, trabalhar não significa mais ficar longe ou passar horas para encontrar as pessoas que você ama.

8. Poder apertar seus bichinhos de estimação

Na pandemia, muita gente decidiu adotar um novo bichinho de estimação para se sentir menos sozinha ou até encontrar um novo propósito. Então, durante o home office, estar mais próximo desses companheiros é um grande benefício para as escritoras.

Você pode aproveitar o intervalo entre as reuniões para fazer um afago no seu pet. Quer estímulo melhor para voltar a escrever com tudo e dar conta de todas as demandas?

4 desvantagens de trabalhar remotamente

É claro que nem tudo são flores. O trabalho no formato home office exige muitas responsabilidades, além de uma rotina bem estruturada e uma boa capacidade de equilíbrio entre os vários mundos que compõem uma escritora: profissional, lazer, familiar, inspiração, espiritualidade, ócio criativo e muito mais.

Trouxe aqui algumas desvantagens desse formato, não no sentido de desestimular o home office, mas para que você esteja atenta e não deixe sua produtividade ser afetada.

1. Não separar a vida pessoal da profissional

Ter um escritório a uma porta do seu quarto (ou até mesmo dentro do seu quarto) pode ser uma armadilha para confundir seus momentos de lazer com sua produção textual. Ou mesmo ser interrompida por um familiar durante uma reunião importante para falar sobre um vazamento na área de serviço.

#dica: separe os ambientes pessoal e profissional de forma criativa, crie rotinas para internalizar que agora seu trabalho vai começar (pode ser até trocar de roupa ou até se maquiar) e, se preciso, coloque um aviso de não perturbe nas costas da sua cadeira.

2. Não respeitar os próprios limites

Por não ter tempo de deslocamento ou mesmo ter a possibilidade de almoçar mais rápido, a sobrecarga é uma das consequências do home office. Trabalhar até os limites da exaustão não faz bem para ninguém, portanto, evite ao máximo.

#dica: crie compromisso com o seu descanso. Atividades de lazer devem ser respeitadas e não caia na tentação de desmarcar a academia ou o passeio com seus filhos para ficar trabalhando. 

3. Falta de convívio social e isolamento

Trabalhar em casa muitas vezes pode significar estar sozinha e ver pessoas apenas por meio de uma tela. Em períodos de tempo longos, isso pode acarretar uma tendência ao isolamento e até problemas mentais mais sérios.

#dica: crie rotinas de encontros que sejam confortáveis para você. Reveja amigos, circule por ambientes estimulantes como parques, entre em contato com pessoas que sejam alto astral e resista à tentação de só falar sobre trabalho.

4. Problemas de ergonomia

Trabalhar de casa não pode ser sinônimo de trabalhar de qualquer jeito ou mesmo desconfortável. Não trabalhe em mobiliários que forcem seu corpo a ficar em posições que podem prejudicar sua saúde física e mental.

#dica: invista em equipamentos que não prejudiquem sua postura, como uma boa cadeira, mousepad e outros acessórios que não forcem seu corpo a movimentos repetitivos, que podem gerar problemas ergonômicos sérios.

Quais equipamentos não podem faltar em um home office?

Cada escritora deve avaliar como é o escritório ideal. Você pode adaptar o ambiente à sua personalidade, incluir plantas e objetos emocionais, como porta-retratos, ou até mesmo adotar a estética minimalista.

Porém, é essencial que em seu trabalho você conte com equipamentos mínimos que ajudem a manter uma produtividade de textos que seja satisfatória. Separei alguns deles aqui:

O que você viu até aqui?

Disseminado no Brasil nos últimos anos e consolidado durante a pandemia, o modelo de trabalho home office apresenta inúmeras vantagens. Para quem quer empreender com a escrita, trata-se de um sistema que traz muitos benefícios.

Flexibilidade, comodidade, melhorar a saúde mental e proximidade com pets e familiares são algumas das regalias para quem deseja produzir seus textos no conforto do próprio lar. Porém, como qualquer modelo, você também é preciso estar atenta a desvantagens, como não conseguir ter momentos de lazer e até se isolar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a estranhamente nb logo 003

Preencha suas informações que o nosso time entrará em contato

logo AES vermelha 03

Receba nossos conteúdos de forma exclusiva no seu e-mail!