Como criar uma campanha de e-mail marketing convincente?

e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de comunicação mais eficazes e acessíveis para alavancar seus produtos e serviços. Isso porque a ferramenta é capaz de engajar seu público, anunciar promoções e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Uma campanha de marketing bem-sucedida é aquela que consegue chamar a atenção do destinatário e convencê-lo a virar cliente da sua marca. Para isso, uma palavra é essencial: persuasão

O primeiro desafio é convencer quem está do outro lado da tela a abrir seu conteúdo. Depois, é preciso desenvolver um texto atrativo, que deve ser acompanhado até o fim. O grand finale é levar seu leitor a tomar a atitude desejada, seja clicar em um botão ou até mesmo concluir uma compra.

Hoje nós vamos ensinar como criar uma campanha de e-mail marketing convincente, além de mostrar por que apostar numa estratégia de e-mail marketing faz toda a diferença. Bora?

Por que apostar nos e-mails em suas estratégias de marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta dinâmica, que permite alcançar seu público-alvo de maneira assertiva e bastante personalizada. Aposto que você mesmo já foi impactado com um e-mail corporativo que começava com o seu nome no título.

Esse simples recurso de personalização garante que o destinatário preste mais atenção ao título do e-mail, levando-o a clicar a abrir a mensagem e saber mais. Em se tratando de e-mail marketing, a grande disputa é em relação ao tempo e ao interesse do usuário.

O que isso quer dizer? Como somos impactados por diversos estímulos e muitas vezes centramos trabalhos e relações no mundo digital, as estratégias de marketing nesse ambiente precisam disputar com uma grande variedade de distrações e interações para garantir seu espaço.

Só que diferentemente das redes sociais, onde as mensagens podem ser perdidas em meio a muitos outros conteúdos, o e-mail marketing oferece um canal exclusivo para se comunicar com seus clientes. 

De acordo com pesquisa da CampaignMonitor, uma estratégia de e-mail marketing oferece 40% mais chances de retorno do que uma conduzida por meio das redes sociais, considerando a conquista de novos clientes.

Digamos que ao abrir o e-mail, o cliente – ou usuário – está mais focado e propenso a acessar aquele conteúdo. Definindo uma boa estratégia de conteúdo para a sua campanha de e-mail marketing, as chances de sucesso são bem maiores. Não à toa, o e-mail continua sendo o canal favorito na comunicação entre empresas e clientes.

Grandes marcas como a Amazon, a Airbnb e a Nike já aproveitaram as vantagens dessa ferramenta digital, atingindo resultados impactantes com campanhas de e-mail marketing e melhorando a comunicação empresarial com o seu público. 

No caso da Amazon, o segredo está na segmentação e na coleta de informações dos clientes durante a navegação. Todo o histórico de compras (desde um produto colocado no carrinho de compras e depois abandonado) é analisado e segmentado para chegar ao perfil comportamental do usuário.

Depois, a empresa envia e-mails personalizados, dentro da jornada do cliente, com ofertas imperdíveis ou mesmo outros produtos semelhantes aos que já foram comprados.

O que sua empresa perde ao não criar campanhas de e-mail marketing

Email marketing
#ParaTodosVerem: Notebook, caneta com café, caderno, caneta e celular sobre uma mesa de madeira.

Primeiro de tudo, sua empresa perde a chance de investir em uma das estratégias com maior custo-benefício do marketing digital. Uma campanha de e-mail marketing combina personalização, amplo alcance, custo baixo, eficácia e retorno claro.

Desconsiderar o e-mail marketing é perder a chance de conquistar novos clientes, perder vendas, diminuir receita e, um dos pontos principais, não garantir a fidelidade e o bom relacionamento com os seus clientes. 

Além disso, sua empresa desperdiça o engajamento direto com sua base de clientes, o que pode afetar negativamente a imagem da marca. Além disso, a falta de campanhas de e-mail marketing pode resultar em perda de autoridade no mercado, uma vez que sua concorrência pode aproveitar esse gap para marcar presença na caixa de entrada dos seus clientes.

Outra desvantagem de não utilizar campanhas de e-mail marketing é deixar de investir seu tempo em um canal sólido, que possui maior efetividade em relação ao alcance e retorno do seu conteúdo. 

Isso porque as oscilações frequentes nos algoritmos das redes sociais podem afetar drasticamente a visibilidade do seu conteúdo, enquanto o e-mail marketing permite que você tenha controle total sobre a entrega das mensagens.

Se você não quer gastar com posts patrocinados e nem tem budget para investir em anúncios em mídia tradicional, este argumento vai te convencer: o e-mail marketing tem um dos menores custos de implementação do marketing digital.

Isso porque existem várias ferramentas gratuitas e com ótima usabilidade no mercado. Utilizar um serviço gratuito é uma excelente maneira de começar a criar uma estratégia de e-mail marketing. Indico três: MailChimp, MailerLite e SendPulse.

9 dicas para criar uma campanha de e-mail marketing convincente

Para criar uma campanha de e-mail marketing convincente, uma das primeiras coisas que você deve ter em mente é que a sua escrita deve ser impecável. Textos mal redigidos, confusos ou que não tenham um objetivo claro são um erro inaceitável não só nessa estratégia, mas em qualquer ferramenta de marketing.

Com isso em mente, vou apresentar abaixo um passo a passo para você criar campanhas de e-mail marketing que realmente vão aumentar os índices de engajamento e conversão de seu público:

1. Crie uma estratégia de captação de e-mails

De nada adianta ter uma campanha perfeita se você não tiver uma lista de destinatários para enviar e-mails, certo? Por isso, campanhas que envolvam a captação de leads, com cadastro prévio ou até pop-ups de saída (quando o usuário move o cursor em direção ao fechamento da página) são estratégias para coletar e-mails de clientes.

2. Segmentação de leads

Um e-mail segmentado tem muito mais chance de impactar o destinatário. Saiba que no início essa segmentação não precisa ser muito ampla. Classificar o seu cliente de acordo com a etapa do funil de vendas já é uma excelente maneira de impactar seu usuário na “hora certa”.

3. Aposte em títulos que geram curiosidade

A headline, ou seja, o assunto do e-mail, é o primeiro contato que seu destinatário terá com sua mensagem. Uma boa headline possui entre 6 e 11 palavras. Use palavras-chave relevantes, seja claro e incentive a curiosidade para aumentar as chances de abertura do e-mail.

4. Use o gatilho de urgência

“Aproveite essa oferta antes que o produto XXXX se esgote!”. Esse é um tipo de headline que foca no gatilho mental da urgência. Especialmente quando o cliente já está previamente interessado no produto, esse tipo de abordagem funciona bastante.

5. As perguntas são um excelente gancho 

Fazer perguntas no texto é uma maneira de despertar a curiosidade e reflexão no seu destinatário, além de criar uma linha de raciocínio coerente para apresentar seu produto e serviço. Além disso, esse recurso melhora a taxa de abertura e leitura do e-mail, já que todo mundo quer saber a resposta da pergunta apresentada.

6. Seu conteúdo deve ser relevante

Lembre-se que o e-mail marketing deve agregar valor ao leitor. Assuntos irrelevantes podem levar seu destinatário a se descadastrar da sua lista de e-mails. Seja conciso, informativo e não foque apenas em venda, mas também em apresentar conteúdo.

7. Call to action (CTA) convincente

Ao final do conteúdo, o e-mail marketing deve ter um Call to Action (ou seja, um botão que envolva uma ação do usuário) com um comando. Este deve ser claro, estratégico e persuasivo, a fim de direcionar os destinatários para a ação desejada, seja fazer uma compra ou visitar seu site.

8. Não se esqueça do design

Embora seja necessária uma atenção total ao conteúdo e à escrita, um design clean e atraente, seguindo o visual da sua marca, torna a leitura do e-mail mais agradável. Use imagens de alta qualidade e formate seu e-mail para ser lido em dispositivos móveis. A notícia boa é que muitas ferramentas de e-mail marketing gratuitas contam com modelos prontos, com boa usabilidade.  

9. Realize testes A/B

Vale realizar testes A/B para determinar qual abordagem funciona melhor com seu público. Isso envolve testar diferentes headlines, conteúdos, inclusão ou não de imagens, e variedade de CTAs para otimizar suas taxas de conversão e aumentar taxas de abertura. Não se esqueça também de constantemente monitorar e avaliar resultados, para entender como sua campanha está alcançando seu público.

Tenha escritores persuasivos operando suas campanhas de e-mail marketing

Criar uma campanha de e-mail marketing convincente não é uma tarefa simples. Um erro de estratégia ou um conteúdo mal escrito pode fazer com que você não tenha abertura dos e-mails ou mesmo gere uma onda de usuários cancelando o recebimento de suas campanhas. 

Por isso, essa é uma atribuição dos profissionais de escrita. São eles que aliam técnicas de redação, estratégia comercial, compreensão do público, e domínio das melhores práticas de marketing digital, marketing de conteúdo e escrita persuasiva.

Especialistas em escrita também podem criar narrativas cativantes, que envolvem os destinatários desde o início até o final do e-mail. Isso mantém o engajamento do leitor e ajuda a conduzi-lo suavemente para a ação desejada.

Outra vantagem desses profissionais é a adaptação às tendências e mudanças de mercado, além de garantirem um bom retorno sobre o investimento (ROI) – métrica fundamental em qualquer estratégia de marketing. 

Ter escritores persuasivos operando suas campanhas de e-mail marketing é um investimento que pode resultar em um ROI significativamente maior. Mensagens convincentes têm o potencial de aumentar as taxas de conversão e, por sua vez, gerar mais receita.

O que você aprendeu até aqui

Como vimos, por meio de alguns passos simples é possível criar campanhas de e-mail marketing convincentes e eficazes

O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação poderosa para promover produtos e serviços, engajar o público e construir relacionamentos duradouros com os clientes. O principal foco está na persuasão, que inclui convencer os destinatários a abrirem os e-mails até conduzi-los a tomar a ação desejada, como fazer uma compra.

Entre suas vantagens, destaca-se a capacidade de personalização e sua eficácia em comparação com as redes sociais. Grandes empresas como Amazon, Airbnb e Nike são cases de sucesso no uso do e-mail marketing.

Neste artigo entendemos os desafios que empresas enfrentam ao não implementar campanhas de e-mail marketing, como a falta de oportunidades de aquisição de novos clientes, perda de vendas, diminuição da receita e a falta de engajamento direto com a base de clientes.

Explicamos que os especialistas em escrita são os mais indicados para desenvolver campanhas de e-mail marketing, pela sua capacidade de criar conteúdo envolvente, adaptar-se às tendências do mercado e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).

Ainda não sabe como implementar uma campanha de e-mail marketing na sua empresa? Conte com o time da A Estranhamente para ajudar! Acesse aqui e fale diretamente com uma de nossas especialistas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a estranhamente nb logo 003

Preencha suas informações que o nosso time entrará em contato

logo AES vermelha 03

Receba nossos conteúdos de forma exclusiva no seu e-mail!