Escrever com propósito – minhas reflexões no Programa Além da Imaginação

entrevista com Maria Vitória

Para contar a nossa história, é preciso começar olhando para nós mesmos e entender como a nossa trajetória foi construída. Com essa reflexão, iniciei minha participação no “Além da Imaginação”, videocast apresentado pela escritora Antonia Moreira, da NAYO.

Levei para o programa diversas reflexões sobre a importância de escrever com propósito, a fim de transmitir meu legado através das palavras – que também é a missão da A Estranhamente, empresa que fundei e que atende várias marcas e organizações.

Como contei na entrevista, desde criança sempre observei o mundo ao meu redor para criar meu próprio repertório cultural. E foi esse repertório o que me levou a me entender como escritora, inspirando outras mulheres e conseguindo viver plenamente da minha escrita.

O podcast/videocast “Alimento para a Imaginação” explora diversos temas, como diversidade, inclusão, saúde e novas epistemologias. Fui a terceira convidada dessa primeira temporada do programa, que aprofunda conversas com mulheres que são referências em sua área de atuação.

Reuni abaixo alguns insights dessa conversa que podem ser úteis para quem trabalha com a escrita e, principalmente, para quem quer refletir sobre a própria trajetória nessa área. Confira!

Construção de valor na produção de conteúdo

Durante o papo, compartilhei minha jornada como empreendedora e ressaltei como ajudo marcas e empresas a se comunicarem com propósito, convertendo clientes e causando um impacto positivo na sociedade.

Desde que fundei A Estranhamente, tenho acompanhado e assessorado projetos que conversam com o meu próprio objetivo como escritora: construir o meu legado e causar uma transformação positiva no mundo.

Durante a conversa com Antonia Moreira, também pude contar como o LinkedIn mudou minha vida, minha carreira e o meu negócio.

Por meio da construção da minha marca pessoal, pude desenvolver conteúdos de autoridade da minha área, escalar minha empresa e me transformar em uma voz de referência, sendo eleita LinkedIn Top Voice.

Estar presente no LinkedIn é relevante para a minha carreira e para o meu negócio por diversos motivos, como o fato da maioria dos conteúdos ser em formato de texto, favorecendo demais o trabalho dos especialistas em escrita como eu.

Outra vantagem dessa rede profissional é a construção de relações profundas – inclusive para além das telas, a criação de oportunidades e o contato com outras perspectivas de mercado, a partir do posicionamento de especialistas da nossa área.

Criação de comunidades engajadas e saúde mental

entrevista com Maria Vitoria
#ParaTodosVerem: duas mulheres negras sentadas à mesa conversando.

Uma tendência que tem muito a ver com a construção de legado é a construção de comunidades. Nessa entrevista, compartilhei algumas valiosas experiências de comunidades orgânicas e engajadas que tenho acompanhado, como grupos de empreendedorismo e de trabalho no B2B.

Toda essa movimentação na carreira também gera algumas demandas de cuidado com a nossa saúde mental. Junto com Antonia Moreira, pude refletir sobre como podemos nos olhar atentamente, a fim de saber lidar com crises e pressões internas e externas que podem surgir nesse processo criativo.

Ficou curioso para conferir essa conversa? Clica no vídeo abaixo para assistir ao episódio na íntegra. E não se esquece de deixar um comentário lá, para eu saber o que você achou:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a estranhamente nb logo 003

Preencha suas informações que o nosso time entrará em contato

logo AES vermelha 03

Receba nossos conteúdos de forma exclusiva no seu e-mail!