Gestão de marca pessoal para escritoras

gestão de marca pessoal

A gestão de marca pessoal consiste em saber gerir o seu branding pessoal. Ou seja, é a forma que você se posiciona perante o seu público de leitores, e faz com que eles compreendam melhor sobre quem é você, o que você faz e quais são seus objetivos e valores enquanto escritora.

E o maior objetivo de saber fazer muito bem essa gestão é o de construir uma imagem pessoal que se destaque no cenário literário, de modo que se crie uma percepção positiva sobre a sua identidade pessoal e o seu talento. 

Além disso, a criação e gestão da sua marca pessoal são fatores combinatórios únicos, de habilidades e experiências que fazem de você quem você é.

Sendo assim, este conteúdo irá te mostrar como é possível identificar e gerir a sua marca pessoal de uma vez por todas. Acompanhe!

Qual a importância de uma gestão de marca pessoal?

Ter uma marca pessoal muito bem definida e saber exatamente quais são seus objetivos com relação a sua carreira como escritora, possibilitará com que seus leitores possam entender melhor a sua história e se conectarem com você de uma forma magnética.

Hoje em dia, as pessoas querem cada vez mais se conectar com outras pessoas numa tentativa de descobrir novas histórias que são parecidas com as delas.

Isso faz com que elas passem a se sentir atraídas e sigam as autoras de determinadas histórias, uma vez que elas estão numa jornada de autodescoberta que precisa ser guiada por outras referências.

Então, quando você como escritora passa a trabalhar na sua marca pessoal que nada mais é do que sua própria trajetória de vida e seus objetivos presentes e futuros, seus leitores acabam te vendo como alguém que se diferencia dos demais escritores e consequentemente, elas passam a consumir muito mais o seu trabalho.

Outros aspectos relevantes de gestão de marca pessoal são:

  • compreensão de suas forças, fraquezas e habilidades;
  • maior interação significativa com as pessoas;
  • criação de uma comunidade que compartilha dos mesmos valores;
  • destaque dos seus valores por meio de ações;
  • solidificação do seu nicho de atuação;

Logo, trabalhar sua marca pessoal e saber fazer a gestão dela são benefícios muito positivos com relação não só da sua vida pessoal, mas também da sua carreira profissional como escritor.

No cenário atual, onde cada vez mais pessoas estão inseridas no mundo digital, é importante saber manusear todas as ferramentas e mensurar todas as oportunidades de se destacar pelas coisas que você sabe, faz, e defende.

Aprenda a definir as escolhas da sua marca pessoal

A premissa mais importante com relação a sua marca pessoal, é saber definir muito bem as suas escolhas e traçar de forma clara e objetiva um rumo para a sua vida.

E como no momento atual em que você se encontra, mesmo não conseguindo se dedicar cem por cento a sua carreira, e tendo que lidar com obrigações no trabalho, filhos pequenos, tarefas de casa, dentre outras coisas, você ainda pode trabalhar na sua imagem numa perspectiva a médio e longo prazo?

1. Escolha uma única coisa para focar

Quando você escolhe um único ponto central para direcionar todas as suas energias, fica mais fácil de poder analisar quais serão os caminhos que devem ser percorridos para atingir um objetivo maior.

Se o seu objetivo atual ou futuro, é se tornar uma escritora famosa, por exemplo, é importante que esse objetivo esteja muito claro na sua cabeça e que você tenha ele anotado num lugar visível que sempre poderá recorrer quando sentir que está desviando da rota.

Uma vez que é identificado muito bem o que você deseja, cada nova ação que adotar na sua carreira, seja escrevendo um novo texto, seja publicando um post nas redes sociais, ou até mesmo palestrando, terá que ficar mais claro para as pessoas que estão te lendo ou ouvindo, saberem sobre suas crenças, valores e objetivos futuros.

2. Crie e direcione a sua história

Qual é a sua história? De onde você veio? Onde está agora e aonde pretende chegar no futuro?

Todo mundo tem uma história para contar e com as escritoras não é diferente.

Por mais que você tenha passado sua vida toda contando as histórias de outras pessoas através da criação de personagens, agora é o momento de se sentar e escrever a sua própria história e a sua própria verdade.

A coisa que mais gera conexão e retém leitores hoje em dia é o Storytelling.

Ou seja, é a prática que escritoras ou produtoras de conteúdo utilizam para contar boas histórias.

Mas não basta saber contar, é preciso direcionar os leitores por um caminho que contenha um começo, meio e fim. E principalmente, um pós-fim.

E esse pós-fim pode ser um gancho para uma próxima história que irá contar e que precise que os leitores fiquem ansiosos para lê-la, ou ainda melhor, pode ser uma ação que conduzira as pessoas a tomarem determinadas atitudes com relação aquela história que acabou de ser escrita.

E essa ação pode ser: compartilhá-la com outras pessoas, deixar uma opinião sincera do que acabou de ser lido, e principalmente, comprar aquela história para poder relê-la quantas vezes quiser.

Sendo assim, destaque os pontos principais da sua história para conseguir conectar os leitores com os seus objetivos.

Colocando sua gestão de marca em prática

gestao de marca pessoal
#ParaTodosVerem: Três mulheres rindo e conversando sobre negócios

Agora que entende melhor sobre a importância de contar sua própria história, é hora de saber como você pode gerir sua marca pessoal da melhor forma possível daqui em diante.

Sendo assim, pegue uma folha de papel e coloque nela as seguintes coisas:

  • nome;
  • idade;
  • onde você mora;
  • de onde você veio;
  • o que você faz;
  • quais são seus objetivos profissionais de carreira;
  • em quanto tempo você deseja atingir esses objetivos;
  • quais coisas você já faz que podem servir de exemplo para as pessoas;
  • qual seu maior diferencial como pessoa e como escritora;
  • qual o tipo de pessoa que você desejaria que lesse seus textos;
  • quais os temas que você mais ama escrever;
  • Quais os temas que você menos gosta;
  • cite os motivos que te levaram a escrever;
  • escreva sobre sua relação pessoal X profissional com a escrita;
  • cite uma dor, um medo, e um desejo com relação a viver de escrita.

Depois que você escrever todos os pontos dessa lista, pare para refletir em silêncio sobre cada tópico e pense sobre sua própria trajetória.

Muitas das vezes, tendemos a acreditar que não somos pessoas interessantes e que não precisamos falar sobre nós, porque não temos nada de relevante para contar.

O que é um pensamente errado e tóxico, capaz de gerar um impacto extremamente negativo na sua saúde mental e na sua autoestima intelectual.

Se você não valoriza todos os seus processos e não consegue enxergar qualidades positivas sobre si mesmo, dificilmente seus leitores irão te seguir por muio tempo.

Construção e gestão de marca pessoal é tudo sobre você. É a maneira como a sua história pode impactar a vida das pessoas a tal ponto que elas façam o seu trabalho como escritora ser uma coisa memorável para sempre.

Dissemine suas ideias e gerencie sua marca pessoal

Quando falamos em gerenciar e disseminar, é mais sobre propagar as coisas de uma maneira qualificada e estratégica, do que qualquer outra coisa.

Por mais que entenda melhor sobre quem você é, e a importância que seu nome e suas ações podem causar na sua carreira como escritora, é necessário que foque em aparecer para as pessoas de uma forma mais profissional possível.

Entenda, não é porque você é um excelente escritora que deve se preocupar somente com a estética dos seus textos.

Se realmente quiser que seus leitores lembrem de você para sempre, terá que causar as emoções certas e transmitir a imagem mais adequada possível para atingir esse objetivo.

Por isso, encontre sua voz de escritora e trabalhe arduamente em fazer com que seus valores e crenças sejam aplicáveis em cada novo conteúdo que produzir.

E quando eu digo produção de conteúdo, é saber transmitir as suas ideias em diferentes formatos e linguagens possíveis.

Não foque apenas em escrever bem. Seja uma escritora que se diferencia dos demais e produza conteúdo também em vídeo e áudio, por exemplo.

Se for focar em solidificar sua marca pessoal em apenas uma rede social, faça isso com o máximo de afinco possível e trabalhe muito bem nas cores que irá utilizar, na tonalidade das palavras que irá expressar, na frequência que irá postar e principalmente, na emoção que deseja gerar nos seus leitores.

Faça testes constantemente!

Esteja apto a ensinar as pessoas sobre as coisas que você domina e sempre esteja em processo de especialização diária.

Passe a interagir com seus leitores, tire dúvidas, responda comentários. Pergunte para as pessoas o que elas querem aprender com você ou o que elas gostariam que você abordasse no seu perfil.

De tempos em tempos, sua audiência irá aumentar e isso significa que novos leitores irão aparecer que ainda não conhecem o seu trabalho.

Sendo assim, ter uma boa gestão de marca pessoal e saber mensurar todos os seus processos fará um grande diferencial para modificar alguns aspectos, caso seja necessário.

Fale de você, apresente seu trabalho, conte sua história, deixe claro para as pessoas que te acompanham quais são os seus objetivos pessoais e profissionais, e sempre documente todo seu processo até conseguir atingir as coisas que almeja.

E lembre-se sempre, pessoas se conectam com pessoas. Por isso, seja sincera e autêntica sempre!

Aprenda a colecionar referências para se inspirar

Por mais que todo seu processo seja algo único e intransferível, buscar por outras pessoas quem falam a mesma coisa que você e produzem conteúdos semelhantes, fará grande diferencia na hora da sua gestão de marca pessoal.

Deste modo, junte numa pasta outros escritores que escrevem e publicam o mesmo gênero literário que o seu e passe a analisar o que eles fizeram e fazem, tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais.

Observe como eles tem utilizado as redes sociais para divulgar o seu trabalho e quais são os tipos de conteúdo que eles utilizam para isso.

Analise a forma como eles escrevem, quais são os layouts de posts que utilizam, a frequência de postagens, quais as redes sociais que mais usam, quem são os leitores que os acompanha, como eles se posicionam em relação alguns assuntos, se defendem alguma coisa, se falam sobre outras coisas que não tem relação com literatura e principalmente, como eles contam as suas próprias histórias de vida.

Tenha sempre alguém para se inspirar. E quando eu digo inspirar, é totalmente diferente de copiar.

Muitos escritoras independentes que estão começando suas carreiras agora e querem afirmar sua marca pessoal nas redes sociais, acabam copiando muito conteúdo de outros escritores e perfis literário e não sabem definir sua própria identidade.

Andei percebendo nesses últimos tempos que quanto mais eu vou trabalhando na minha marca pessoal e deixando mais claro meu trabalho como escritora, outras pessoas passaram a copiar alguns conteúdos que publico no meu Instagram.

Assuntos iguais, estrutura de legenda, modelos de Stories e até a forma que eu falo e as coisas que consumo no meu dia a dia.

E como copiar e não se referenciar é ruim para a sua carreira?

Numa perspectiva de médio e longo prazo tudo isso não se sustenta. Por mais que você copie ou tente utilizar alguns elementos que estão dando certo no conteúdo de outros escritores, os seus próprios leitores com o passar do tempo vão acabar se distanciando de você por não verem nada que te diferencie dos demais.

Por isso, é importante ter referências numa perspectiva de ter um banco de ideias para estruturar a sua própria estratégia e não fazer mais do mesmo.

Seus leitores se lembraram de você amanhã?

Caso ande postando com frequência e mesmo assim, não consegue um aumento mesmo que mínimo do número de seguidores, não recebe nenhuma ou muito pouca mensagens e comentários nas suas publicações…

Certamente seu trabalho de marca pessoal não foi colocando em prática ou se foi, está sendo feito da maneira errada.

Sendo assim, repense todos seus objetivos futuros e revise todos os pontos fortes e fracos sobre sua própria personalidade. Isso te fará entender onde possa estar errando.

Entenda que a construção e gestão de uma marca pessoal sólida e memorável não precisa ser pensada e construída sozinha, você pode e deve, contar com a ajuda de um profissional no assunto.

Compartilhe

7 respostas

  1. Estou gostando demais do seu site. Muito conteúdo sobre marketing sem enrolação. Já percebi também que você saca muito de copywriting, se puder deixar dicas sobre o tema será sensacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a estranhamente nb logo 003

Preencha suas informações que o nosso time entrará em contato

logo AES vermelha 03

Receba nossos conteúdos de forma exclusiva no seu e-mail!