Os 5 erros que toda escritora comete no Facebook

erros que toda escritora comete

De forma recorrente, os 5 erros que toda escritora comete no Facebook e também fora dele, acabam por impactar a forma que os leitores consomem seu trabalho.

Seja em grupos específicos para escritores ou mesmo em fanpages e perfis pessoais, diversas escritoras acabam pecando nos mesmos erros bobos na hora de apresentar seu trabalho ao público em geral.

Se você também utiliza o Facebook para publicar as coisas que escreve, sejam elas: contos, crônicas, poesia, prosa, ensaio ou até mesmo, os famosos devaneios, aposto que acaba por encontrar uma certa dificuldade nos resultados que as suas publicações andam alcançando nessa rede social.

Agora, se você aposta todas as suas fichas somente no Facebook e sai publicando suas coisas sem planejamento e estratégia nenhuma, escrevendo por escrever em busca de várias curtidas e comentários, sinto em lhe informar que realmente, tudo o que você almeja não vai acontecer.

Mas não se preocupe. Nem tudo está perdido!

Nesse artigo eu listei os 5 erros mais recorrentes que toda escritora comete no Facebook e como fazer para evitá-los. Confira!

Não conhecer seu público-alvo

Muitas escritoras apenas jogam seu trabalho por aí, sem se preocupar com quem será atingido por ele e consequentemente, acabam por cometer diversos erros ao divulgar o seu trabalho no Facebook.

Ao postar sobre um novo texto ou livro, muitos escritores acabam publicando esse conteúdo em seus perfis pessoais, marcando todos os amigos e familiares e ficam sentados, aguardando aquela chuva de likes que nunca chega.

Em grupos voltados somente para escritores, não é diferente. Todos eles esquecem de um detalhe simples, porém cruel:

escritor não lê escritor, quem lê escritor é o leitor.

Ressalvo aqui que não estou generalizando, claro que existe escritor que lê escritor, mas a grande maioria não o faz, ainda mais se for um escritor desconhecido.

Então, é preciso saber:

  • Qual é o gênero da minha escrita?
  • Quem gosta de ler este gênero?
  • Onde estão as pessoas que gostam deste gênero?

Com uma pesquisa prévia sobre quem é o tipo de pessoa que lê o gênero literário que você escreve, o próximo passo é saber como apresentar para elas seu trabalho.

Existem diversos modos para descobrir onde encontrar possíveis leitores.

Por exemplo, se você escreve poesia a melhor forma de você encontrar quem gosta de poesia é em grupos exclusivos de poesia, isso é fato.

No campo pesquisar do Facebook, se você colocar a palavra poesia ou poema, irá se deparar com vários grupos, páginas e publicações relacionadas a este gênero.

Então, entre e interaja com as pessoas nestes espaços, não saia por aí publicando suas coisas sem nem pedir licença para tal.

Vai por mim, ninguém suporta quando um membro novo sai publicando coisas e pedindo que as pessoas as leias e comente, sem ao menos fazer o mesmo com os colegas.

De qualquer maneira, se você seguir todos esses passos te garanto que irá atrair mais visibilidade para as suas publicações ao longo do tempo. Uma vez que você terá uma base sólida para criar uma estratégia efetiva de publicação e publicidade.

A importância das imagens

O ser humano é um ser muito visual, certo?

Nós sempre optamos por visualizar uma imagem do que ler um texto, isso é fato!

Mas, muitas escritoras não se atentam a essa informação da maneira correta.

Quando uma escritora publica alguma coisa utilizando uma fotografia, ele simplesmente pega uma foto qualquer na internet sem se preocupa em utilizar uma imagem de qualidade retirada de um banco de dados especifico para isso.

Sempre são aquelas mesmas imagens sem nitidez, cheia de frases coloridas que não combinam com a temática da foto, aquelas fontes ilegíveis e etc…

Por isso, eu aconselho que se possível, você mesmo tire suas próprias fotografias. Principalmente, se ela for sobre seu livro.

Para publicações comuns, eu aconselho alguns sites gratuitos para você utilizar. É algo bem simples e fácil, basta acessar, escolher a fotografia desejada, salvar em formato: jpg ou png, e depois subir essa imagem para seu feed, fanpage ou grupo de escritores.

Banco de imagem 1: PIXABAY para baixar imagens de maneira gratuita e tornar ainda mais atrativa suas publicações.

Banco de imagem 2: UNSPLAH para baixar uma enorme variação de fotos criativas feitas por quem entende de fotografia.

Banco de imagem 3: FREEPIK um dos mais famosos bancos de imagens gratuitas do mundo.

erros que toda escritora comete

Conteúdos que focam apenas no seu trabalho

Postar seus poemas, contos, crônicas e etc… é muito bacana.

Porém, chega uma hora que as pessoas acabam enjoando disso tudo e querem alguma novidade.

Por mais que seus leitores te indiquem, te acompanhem e compartilhem o seu conteúdo, isso ainda não é o suficiente para conseguir novos leitores ou levar seu trabalho a outro nível.

Você pode compartilhar diferentes conteúdos, como por exemplo:

  • Escrever uma resenha de algum livro que acabou de ler;
  • Fazer um post sobre um escritor que te inspira;
  • Redigir um artigo com dicas de escrita;
  • Postar uma foto que você tenha tirado e contar a história dela;
  • Compartilhar uma informação bacana sobre literatura.

Enfim, as possibilidades são as mais diversas possíveis.

Uma dica importante: Mescle todos esses novos conteúdos na sua Fanpage, no seu Blog, nos seus E-mails, no seu Instagram ou qualquer outra mídia que você utilize para se comunicar com seu público.

Utilizar um link completo ao invés de um encurtador

Sabe aquele texto incrível que você acabou de escrever e quer mostrar pra todo mundo?

Ao compartilhar esse post dentro do facebook, esse post vai com o link completo da postagem, como no exemplo abaixo:

Ex A: https://aestranhamente.com/eu-fragmentada-15/

Percebe como este link é muito extenso e ninguém vai sentir vontade de clicar num link desse tamanho?

Ao invés disso tudo, é possível deixá-lo desse jeito:

Ex B: bit.ly/EuFragmentada

Percebe a diferença?

Para deixar seus links de compartilhamento muito mais atrativos, basta acesse o site: bitly.com 

Ao acessar, será necessário realizar um cadastro que te possibilita 3 maneiras diferentes de fazer isso: com seu e-mail, conta do Google ou Facebook.

E o melhor, ele é totalmente gratuito.

Além de encurtar links, o site ainda te proporciona as estatísticas de rastreamento a cada novo link criado te dando a chance de verificar quantas pessoas clicaram naquele link e qual foi a origem desse tráfego. E você ainda pode editar os nomes, para que consiga categorizar cada link a sua maneira.

Não responder mensagens e comentários

Esse é um erro crucial que toda escritora comete no Facebook.

Quando um leitor deixa uma mensagem na caixa de entrada ou faz um comentário em alguma postagem, os escritores não respondem e deixam o leitor no vácuo.

Isso é algo muito prejudicial, pois ninguém gosta de ficar falando sozinho!

Se alguém te fez uma pergunta, crítica, sugestão ou até um elogio na sua postagem: Interaja com essa pessoa, agradeça, e se aplique para melhorar caso alguém tenha feito alguma crítica com relação ao que você escreveu.

Eu sei que notificações são extremamente chatas, mas deixe ativada a notificação daquela sua postagem que teve mais interação, assim você não vai perder nenhum novo comentário e seus leitores sempre terão um contato mais rápido e direto com você.

O que você viu até aqui?

Agora que chegou até aqui pôde perceber que os erros que toda escritora comete no Facebook pode ser evitados.

Entretanto, se você ainda está acostumada a cometer algum deles, repense suas estratégias para entregar um conteúdo de valor para as pessoas que te acompanham.

Compartilhe

Respostas de 16

    1. Fico feliz em saber que as dicas puderam te ajudar de alguma forma Ricardo. Aliás, tenho um grupo no Facebook exclusivo para escritores onde posto dicas de escrita criativa e compartilho informações a respeito do universo literário.
      Procure pó Impulsiona Literatura e vem fazer parte do grupo e compartilhar seu trabalho conosco!

  1. Essas são dicas muito interessantes. A Comunicação escrita requer reciprocidade. Hoje, mais do que nunca, as pessoas querem ser ouvidas, anseiam por interação. Daí que produzir conteúdo de qualidade, compartilhar conteúdos de outras pessoas, responder comentários é, de fato, fundamental, para atrair mais audiência. Infelizmente, algumas pessoas que vivem da escrita se esquecem disso.

    1. Verdade Luiz. Há tanto anseio pela visibilidade, pela notoriedade e reconhecimento, que os escritores esquecem que ser escritor é ser como as formigas. Pequenos passos, grandes gestos, excelentes resultados.

      Seja bem vindo e tenha um excelente dia.

  2. As dicas são específicas para os literatos, mas, na verdade, elas vão de encontro a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, tentam se comunicar com grupos sociais e, às vezes, se frustam por não conseguirem seus objetivos. Me coloco neste grupo e confesso que as dicas me ajudaram a pensar melhor os conteúdos e seus destinatários. Grato pela partilha!

    1. Além de personalizar você ainda consegue ver a origem do tráfego daquele link. Quantas pessoas acessaram o seu link e por qual veículo essas pessoas acessaram.

  3. No sentido figurado: a tecnologia que em várias frentes mais parece uma arma da preguiça para fazer frente a Barachiel, pode ter o efeito oposto caso saibamos usá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a estranhamente nb logo 003

Preencha suas informações que o nosso time entrará em contato

logo AES vermelha 03

Receba nossos conteúdos de forma exclusiva no seu e-mail!