Você já deve ter feito de tudo para descobrir novos leitores depois de publicar um novo livro ou ter escrito alguns textos, e acabou percebendo que essa é uma tarefa complicada.
Entretanto, descobrir quem são os seus leitores em potencial pode ser mais fácil do que se imagina.
Ao longo dos últimos anos, descobri algumas técnicas para captar a atenção de pessoas que não conheciam o meu trabalho, tornando-as assim, meus novos leitores.
Quer saber que técnicas são essas e como você também pode conseguir aplicá-las? Então vem comigo…
Saia para caçar
Uma das tarefas mais importantes quando se é escritora independente, é entender que leitor nenhum virá, até que você saia para caçá-los.
Pensa comigo… Ninguém te conhece ou sabe que tipo de coisas você escreve, então, como as pessoas irão saber que seu trabalho precisa ser lido?
É preciso pensar de forma estratégica, agir como um verdadeiro caçador e planejar quais são as possibilidades de alcançar o seu objetivo final e trazer de volta pra casa uma porção de leitores em potencial qualificados.
Afinal, você quer conquistar pessoas que apreciem o seu trabalho e disseminem aquilo que você publicou, e não apenas uma porção de números que se tornaram irrelevantes com o passar do tempo.
Defina seu gênero literário
Em primeiro lugar, defina qual é o gênero literário do seu texto. Isso será extremamente importante para definir a idade e alguns interesses do seu novo leitor.
Por exemplo, se seu texto for Young Adult, um gênero literário moderno e super em alta hoje em dia, você sabe que a idade de seus potenciais leitores será entre 12 e 18 anos, que eles utilizam as redes sociais o tempo todo e estão interessados em assuntos como amor, sexo e amizade.
Essa classificação também serve para outros gêneros. Se atente aos costumes, faixa etária, localização e preferências, isso vai te guiar até o caminho certo.
Agora que definiu o quê e para quem, é hora de saber onde encontrar esses novos leitores.
Use as redes sociais de forma estratégica
As redes sociais são canais que facilitam a conexão entre pessoas e grupos com valores e interesses em comum. Amplamente utilizadas, elas são importantes para quem deseja promover um trabalho ou explorar novas possibilidades.
Pra você ter uma ideia do seu alcance, segundo pesquisas do We Are Social, a grande maioria dos brasileiros passam mais de três horas por dia conectados em sites e aplicativos a procura de entretenimento, distrações, para aprender alguma coisa nova e ainda, conhecer pessoas e saber o que elas estão querendo dizer.
Ou seja, essas redes têm grande potencial para conectar pessoas de uma maneira geral, e para os escritores isso não é diferente.
Hoje em dia, as redes sociais mais utilizadas para quem deseja alcançar novos leitores é o Facebook e Instagram.
Porém, uma das coisas importantes que você deve começar a fazer daqui pra frente, é passar a seguir outros autores que publicam o mesmo gênero literário que o seu.
Para isso, é necessário que observe as seguintes coisas: Quem são as pessoas que mais interagem com aquele autor? O que elas dizem? O que elas querem? Que tipo de conteúdo aquele autor está publicando? Como ele esquematiza suas publicações? Ele utiliza Stories ou só faz posts tradicionais? Ele interage com seus seguidores ou é do tipo que deixa todo mundo falando sozinho?
Se ele for do tipo que não responde ninguém, nem mesmo para agradecer pelos elogios ao seu trabalho, então, por favor, não seja como ele.
Outra coisa que deve se atentar é em relação ao tipo de consumo daquele público. Se são do tipo de consumidores de livros físicos ou ebooks, e qual tipo de conteúdo essas pessoas reagem melhor.
Dica importante: Não seja uma imitadora!
Como escritora, a criatividade é uma de suas ferramentas de trabalho, então, use-a para buscar por referências e crie suas próprias histórias.
Eu aposto contigo que se começar a seguir todos esses passos anteriores, novos leitores irão surgir mais rápido do que você imagina.
Saia da caixa e explore o mundo lá fora
Participar de eventos literários é outra forma bastante eficaz de descobrir novos leitores.
Durante esses encontros, você pode levar um exemplar do seu livro e mostrar para as pessoas que estiverem no local. Mas é claro, sempre as abordando de forma educada e convidando-as para conhecer o seu trabalho, ao invés de sair exibindo seu livro na cara delas.
Uma estratégia boa é sempre levar marcadores de página para doar que contenham as informações do seu livro e onde podem encontrá-lo.
Além dos eventos literários, procure por clubes de leitura que se dedicam ao mesmo gênero que você escreve e entre em contato com os mediadores.
Esses clubes estão muito em alta e podem proporcionar a venda de seus livros e ainda de quebra, as pessoas lhe darão feedbacks construtivos, gerando assim, novos leitores que passaram a acompanhar o seu trabalho.
Dê uma atenção ao marketing pessoal
Seus potenciais leitores não querem ler apenas seus livros, eles desejam se conectar com a escritora por trás da obra. Por isso, um bom marketing pessoal é indispensável.
Mas o que isso significa, e como pode te ajudar?
O marketing pessoal nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam realçar suas características profissionais e pessoais, deixando em evidência os aspectos mais relevantes sobre você e o trabalho que você desenvolve.
Quando aplicado de maneira correta, ele te ajuda a gerar autoridade, transformando em referência o seu nicho de atuação.
Afinal, já passamos daquela época em que o escritora era um ser recluso, pouco vista, que recebia inspiração dos céus e que por algum milagre seu livro encontrava o leitor certo e fazia enorme sucesso.
No entanto, tome cuidado para não ser chato e invasivo. Às vezes, na empolgação de descobrir coisas novas e alcançar pessoas diferentes, algumas escritoras acabam por saturar seus leitores com a insistência em adquirir ou ler sua obra.
Então vá com calma e pense bem antes de agir.
Apresente valor e originalidade
Vejo muito no Wattpad esses erros que mencionei acima acontecerem. Pessoas desesperadas por atenção e reconhecimento, acabam proporcionando experiências indesejadas. Mas você não quer isso, não é mesmo?
E por falar em Wattpad, ela é uma rede social para autores que possibilita te conectar com vários leitores.
Você pode publicar e ler textos de outras pessoas e até mesmo interagir com elas. Pode votar em suas histórias favoritas e deixar um feedback em cada capítulo que ler. Além disso, é possível postar um livro inteiro pela plataforma e ter a chance de ser descoberto por grandes editoras.
Lançado em 2006, o Wattpad conta hoje com mais de 80 milhões de usuários. Para fazer parte da comunidade, é só fazer um cadastro rápido, de forma gratuita, e procurar pelo tema que você mais gosta, ou mesmo, já começar a postar a sua própria história.
Os gêneros mais populares são romances de fantasia e eróticos, mas a plataforma também permite publicar os mais variados gêneros.
O volume de histórias é alto, e nem sempre é fácil conseguir ser notado nesse meio, mas já temos exemplos de livros que saíram do Wattpad para serem publicados por editoras tradicionais (como o famoso caso de After, de Anna Todd).
Entretanto, existem outras plataformas com sistema parecido, como o Sweek, por exemplo, e grupos no Facebook dedicados a disseminar livros e descobrir leitores.
Independente da plataforma que utilizar, é possível conquistar novos leitores pelo valor que você representa através da originalidade do seu trabalho.
Uma dica matadora: utilize hashtags!
Não importa aonde irá publicar, colocar hashtags para agrupar um determinado assunto e também para fazer um ranking de leituras mais acessadas, te possibilitaram a encontrar um mundo inteiro de possibilidades.
A grande sacada das palavras-chave
Assim como as hashtags, a utilização de palavras-chaves são muito importantes na hora de publicar alguma coisa.
Palavra-chave é um termo usado para busca de soluções. Ao usá-la, você está dizendo para seu leitor, e também para o Google, por exemplo, que seu texto fala sobre determinado assunto.
Para descobrir leitores ao publicar um texto na internet, a busca por palavras-chave no Google Adwords é imprescindível.
Ao acessar o site, insira palavras que tenham relação com seu conteúdo e ele retornará com as buscas mais procuradas no Google sobre aquilo e também qual o nível de concorrência. Ou seja, quantos sites estão disputando pela mesma palavra-chave.
Logo após de obter esses resultados, é possível colocá-los em forma de hashtags, inserindo-as ao final de um texto no Facebook, na legenda de uma foto no Instagram, num post do Twitter e assim por diante. Dessa forma, suas publicações ficaram bem mais posicionadas em relação aquele determinado assunto.
O que você viu até aqui?
Ao longo desse artigo foi possível conhecer algumas estratégias para descobrir novos leitores em potencial e ainda por cima, como ser estratégico na hora de publicar alguma coisa na internet, fazendo valer de um bom marketing pessoal para alcançar seus objetivos.
7 respostas
Vitória, que bacana o seu texto! Um guia didático, prático, técnico e ao mesmo tempo lúdico. Muito bom! Trabalho de qualidade! *Palmas e palmas*.
Obrigada Mara. Vindo um comentário desses como uma escritora foda como você é de aquecer o coração ❤️
Em transformar meus sonhos em realidade, indo para o safari.
Bem objetiva suas orientações. Dicas esclarecedoras.
Que boas dicas, adorei isto: ” o escritor era um ser recluso, pouco visto, que recebia inspiração dos céus e que por algum milagre seu livro encontrava o leitor certo e fazia enorme sucesso.” Visualizei a situação e me ri hhhh
Em transformar meus sonhos em realidade, indo para o safari.
Bem objetiva suas orientações. Dicas esclarecedoras.