Se você ou sua empresa vende produtos e serviços para outras empresas (o que chamamos de mercado B2B), com certeza você já enfrentou desafios, como a dificuldade de gerar ou converter oportunidades de negócio de forma mais qualificada, que no final das contas acaba impactando suas vendas mês a mês.
Mas antes de entrar mais a fundo nesse assunto, saiba que a cada dia o LinkedIn se torna uma ferramenta indispensável para superar esses obstáculos e impulsionar o crescimento do seu negócio. E pra fazer isso acontecer de verdade, o marketing de conteúdo no LinkedIn é o que você precisa colocar em prática.
Bora que hoje eu quero te mostrar porque ter uma estratégia de marketing de conteúdo no LinkedIn é o que você precisa para escalar suas vendas e expandir conexões significativas – que vão trazer mais sustentabilidade e previsibilidade para seu negócio.
Por que apostar no LinkedIn para fazer marketing de conteúdo
Vou começar com um dado: o LinkedIn é 277% melhor na geração de leads do que o Facebook e Twitter, segundo pesquisa do Hubspot. Isso porque grande parte do público assíduo do LinkedIn é formado por profissionais tomadores de decisão – fundamentais para o mercado B2B.
E a plataforma conta com alto engajamento: 40% dos usuários acessam o espaço diariamente, em busca de conteúdo e relacionamentos profissionais.
Um dos objetivos dessa rede é possibilitar relacionamentos significativos entre vendedores e possíveis clientes, o que pode ser feito por meio de ferramentas de marketing de conteúdo no LinkedIn.
Assim, uma das estratégias que você pode usar é criar conteúdos de alto valor, para que as pessoas interajam com você e, a partir daí, vocês comecem uma conexão e construam de fato um relacionamento genuíno.
Uma outra coisa interessante, é que uma pesquisa da Gombo, desenvolvida pelo meu amigo Eri Carneiro, com usuários da rede mostrou que para 51,2% dos entrevistados a autoridade do criador no assunto influencia sua decisão de compra no LinkedIn.
E para construir uma autoridade significativa e gerar mais impacto o mais indicado é usar estratégias de relacionamento a longo prazo, como o Social Selling, por exemplo.
Conseguiu captar a importância de estar nessa rede e de ter um plano de marketing de conteúdo efetivo para fechar negócios?
Então, vem entender como você pode criar um conteúdo capaz de conectar e converter todos os dias.
Como elaborar a sua estratégia de marketing de conteúdo
Antes mesmo de fazer sua primeira publicação no LinkedIn, você deve estabelecer alguns pontos que vão nortear a sua estratégia de marketing de conteúdo.
O primeiro passo é definir com quem você vai se comunicar. No marketing definimos como o perfil de cliente ideal (conhecido como ICP), que mostra claramente quem pode se interessar pelo seu produto ou serviço.
Depois, você deve assinalar o que você quer com o LinkedIn. Quer aumentar o número de conexões? Ampliar o número de leads ou vendas? Esse KPI vai orientar a estratégia de marketing de conteúdo e facilitar a mensuração dos resultados que deseja atingir.
Outro passo importante para o marketing de conteúdo no LinkedIn é variar entre os formatos de materiais produzidos. Estude quais são as possibilidades de conteúdos que a rede comporta, para estar craque quando tiver de começar a criar.
Um super conselho de quem trabalha com marketing de conteúdo há quase dez anos: Não adianta focar numa estratégia como essa de forma consistente, se você não souber sobre funil de vendas.
Para resumir, este processo é dividido por etapas não lineares de compra, além de toda uma adaptação de comunicação dark e foco total na educação e confiança na sua marca.
E já que falamos em KPIs, não se esqueça da mensuração. Medir os resultados da sua estratégia é o pulo do gato para qualquer ação de marketing para que consiga direcionar seus esforços de maneira correta.
Pronto para começar? Vem que vou explorar os diferentes tipos de conteúdos para atrair e converter na maior rede profissional do mundo.
Que tipo de conteúdo publicar para atrair clientes no LinkedIn
Se você quer explorar ao máximo o potencial do LinkedIn e expandir sua presença no mercado B2B, reuni abaixo alguns exemplos de conteúdos para cativar a atenção do seu cliente ideal e transformar leitores passivos em clientes.
1. Publicações
Está aí um dos principais formatos que nos dá A Estranhamente, usamos para atrair clientes no LinkedIn. As publicações no feed do LinkedIn são uma ferramenta poderosa para manter sua empresa em alta na rede.
Aqui vale compartilhar atualizações regulares sobre conquistas, desafios enfrentados na carreira e nos negócios, e as saídas usadas para superá-los, eventos da empresa, notícias do setor e, principalmente, muito conteúdo educacional para expandir seu conhecimento na área e gerar desejo por aquilo que você irá vender.
Não esqueça de usar títulos impactantes para tornar suas publicações mais atrativas.
2. Artigos
Este é o segundo formato mais indicado para construir uma presença online sólida e conceituada no LinkedIn. Dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo, a ideia é se debruçar em tópicos relevantes para seu setor.
Crie artigos que não apenas demonstram sua experiência, mas também forneçam insights valiosos para seu público. Artigos bem pesquisados e escritos estabelecem sua marca como uma autoridade no campo.
Esse artigo denso aqui, é um exemplo claro de como criar esse formato na rede.
3. Newsletters
Enviar newsletters pelo LinkedIn é uma maneira eficaz de fornecer atualizações sobre sua área de atuação e informações valiosas para seus seguidores. Destaque novidades, conteúdo exclusivo e eventos futuros para manter sua audiência engajada e informada.
Quando a sua primeira newsletter for criada, todos os seguidores atuais receberão uma notificação e serão incentivados a assinar. Dependendo das configurações definidas, eles também receberão notificações push e/ou por e-mail.
4. Carrossel de imagens
Nas publicações com carrossel de imagens, as imagens são exibidas em uma sequência e os leitores podem deslizá-las.
Essa ferramenta é muito útil para compartilhar tutoriais, cases importantes para sua empresa e outras estratégias de storytelling, despertando a curiosidade do seu público.
Um exemplo é esse meu conteúdo aqui, que eu fiz em formato PDF e subi como “Documento”.
5. Enquetes
Você pode criar no LinkedIn uma enquete com até quatro opções (limite de 30 caracteres por opção). As enquetes podem permanecer abertas por um dia, três dias, uma semana ou duas semanas.
Utilize as enquetes para desdobrá-las em futuras comunicações no LinkedIn, uma vez que elas fornecem insights valiosos sobre as opiniões e preferências de seu público.
Dica de Seller: Usar enquetes é uma estratégia muito eficaz de Social Selling no LinkedIn, uma vez que dependendo das perguntas que você insere nelas é possível ver cada um dos votos e abordar no privado individualmente cada uma das pessoas que escolher determinada alternativa.
10 ideias para começar seu marketing de conteúdo no LinkedIn
Postar conteúdos no LinkedIn é a maneira mais indicada para crescer sua geração de demanda.
Por isso eu trouxe algumas ideias muito simples para você começar com o pé direito e fazer sua estratégia de marketing de conteúdo andar.
O mais importante é saber que não existem modelos e cartilhas prontos. O que vale para bombar seu LinkedIn é contar uma história genuína e original: a sua.
Ideia 1
👉 Compartilhe um desafio de “trabalho” que você teve recentemente, junto com um insight de solução.
↳ Exemplo: O desafio que enfrentei na última semana me fez economizar 2x mais horas de trabalho
Ideia 2
👉Compartilhe uma “amostra” de trabalho e adicione seu próprio método
↳ Exemplo: Como eu e meu time de marketing geramos mais demanda para o time de vendas em menos de 30 dias e os resultados reais do que conquistamos
Ideia 3
👉 Compartilhe uma “dica rápida” que economizou uma medida, ou seja, “X valor”
↳ Exemplo: 3 estratégias de prospecção que economizou 65% do meu tempo de abordagens a decisores
Ideia 4
👉 Cite uma pergunta/problema que seu cliente ideal faria
↳ Exemplo: “Não faz ideia do que postar no LinkedIn?” Aqui estão 7 ideias gratuitas
Ideia 5
👉 Compartilhe sua abordagem “completa” para um caso de uso específico
↳ Exemplo: Estudo de caso da empresa X que cresceu X% depois de contratar nosso Software de gestão de pessoas
Ideia 6
👉 Compartilhe algo que você aprendeu recentemente
↳ Exemplo: 5 aprendizados que eu tive ao participar do RD Summit
Ideia 7
👉 Compartilhe uma forma de realizar uma ação, baseado em um resultado que você teve (seja específico nesse resultado, nada de ser genérico)
↳ Exemplo: Como escrever e-mails com 92% de taxa de abertura
Ideia 8
👉 Abuse do storytelling e compartilhe momentos desafiadores na carreira
↳ Exemplo: 5 coisas que eu aprendi quando tive vontade de desistir de [o que você faz hoje]
Ideia 9
👉 Desperte a curiosidade: enumere uma conquista da sua carreira profissional motivada por alguma restrição
↳ Exemplo: Como me tornei especialista em [ASSUNTO] sem pagar um curso sequer
Ideia 10
👉 Não poste de jeito nenhum. Primeiro, tente comentar muito
↳ Construa o hábito de escrever. Acostume-se com as interações. Elas são fundamentais para construir uma presença online sólida e também aprender muito
O que você aprendeu até aqui
Este foi um guia definitivo para você começar a usar marketing de conteúdo no LinkedIn, principalmente se possui uma empresa B2B.
Por mais que você tenha uma página empresarial na rede, opte sempre por publicar conteúdo no seu perfil pessoal, uma vez que a página tem um alcance 10x menor.
Sem contar que pessoas engajam com pessoas. E se não for você a pessoa responsável por trabalhar com marketing de conteúdo na plataforma, é aconselhável que seja o dono, CEO da empresa para criar uma cultura mais transparente e influenciar diversas frentes que podem trazer cada vez mais resultados para o negócio.
Ressaltei como a plataforma tem potencial para gerar leads qualificados e impulsionar vendas, com um alto engajamento diário dos usuários.
O artigo listou um passo a passo para construir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz, os principais tipos de conteúdos indicados e ideias para você começar a postar em seu perfil hoje mesmo.
Lembre-se que um marketing de conteúdo eficiente no LinkedIn inclui trazer conteúdos de alto valor, para que tomadores de decisão interajam com você e, a partir daí, vocês comecem uma conexão – gerando novos leads qualificados.
Não sabe como começar? A Estranhamente te ajuda! Mande uma mensagem e entenda como podemos criar uma estratégia personalizada para o seu negócio na maior rede social profissional do mundo.