Como criar conteúdo para o LinkedIn: aprenda em 7 passos

conteúdo para o LinkedIn

Se você é um pequeno empresário buscando novas maneiras de movimentar suas vendas, o LinkedIn pode ser um aliado poderoso. Criar conteúdo para o LinkedIn pode ser a grande chave para gerar novas oportunidades de negócio.

Com mais de 850 milhões de usuários, em mais de 200 países, a maior rede profissional do mundo oferece as melhores chances para estabelecer conexões valiosas e, o mais importante, atrair e fidelizar clientes.

Inclusive, é através de uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida que muitas empresas conseguem consolidar uma marca respeitada no mercado.

Vamos explorar como você pode criar conteúdo estratégico e eficaz no LinkedIn para transformar sua presença online e obter leads qualificados. Se você não sabe como produzir conteúdo na maior rede profissional do mundo, esse guia é perfeito para você.

Boa leitura!

Como funciona o LinkedIn

Quando alguém está em busca de emprego, o primeiro conselho das pessoas envolve atualizar o perfil no LinkedIn. Isso porque nessa rede você pode compartilhar sua trajetória, destacar suas conquistas, selecionar vagas e muito mais.

No entanto, se você pensa que essa rede serve apenas para buscar uma oportunidade de trabalho, está na hora de expandir seus horizontes. O LinkedIn é uma plataforma de relacionamento que pode servir também para trocar conhecimentos e experiências.

Nesse espaço, seu perfil funciona como um cartão de visitas digital, onde você pode construir uma rede de contatos valiosa, aprender com conteúdos compartilhados e se inspirar nas referências do seu setor.

No LinkedIn, você pode se conectar a outros perfis ou também apenas usar o botão Seguir. Quando você está conectado a uma pessoa, ambos poderão ver os compartilhamentos e atualizações um do outro no feed do LinkedIn. Ao utilizar a opção seguir, você pode acompanhar as publicações e artigos da pessoa no seu feed, sem estar conectado a ela. 

Para criadores de conteúdo, é muito indicado permitir que outros sigam a sua atividade e acompanhem o que você compartilha no LinkedIn sem necessariamente adicionar conexões de 1º grau à sua rede. Essa ação faz com que você alcance um público maior para suas postagens, artigos e outras contribuições.

Por que criar conteúdo no LinkedIn

producao de conteudo no LinkedIn
#PraTodosVerem: empresária negra trabalhando.

Produzir conteúdo no LinkedIn é uma boa oportunidade para expressar suas ideias e se conectar com um público interessado no que você tem a dizer.

Seja através de artigos, posts ou comentários, criar conteúdo para o LinkedIn permite que você possa estabelecer sua marca pessoal ou empresarial como uma autoridade em seu setor.

Essa é uma rede em que o conteúdo em texto é o carro chefe. Investir nesse tipo de compartilhamento faz com que empresários e também empresas possam se destacar, ganhar notoriedade em sua área de educação e educar o seu público para os serviços e produtos que oferecem.

Criar conteúdo no LinkedIn também é uma forma eficaz de fazer com que as pessoas encontrem e se conectem com o seu perfil, já que essa rede funciona com um filtro de busca de palavras.

Veja mais vantagens de criar conteúdo no LinkedIn:

  • criar conteúdo relevante para sua área de atuação
  • construir o seu personal branding;
  • expandir sua rede de contatos profissionais;
  • aprender e ensinar sobre seu nicho de atuação;
  • prospectar clientes (prospecção ativa e passiva);
  • conectar-se com outros profissionais e a páginas corporativas;
  • participar de grupos e comunidades e suas discussões.

Que tipos de conteúdo posso criar para o LinkedIn

No LinkedIn, existem várias formas de conteúdo que você pode criar para engajar sua rede. Lembre-se que em todas elas o texto é a linguagem base, essencial para transmitir as suas ideias, além de impulsionar o crescimento de negócios, atrair novos clientes e consolidar o branding da empresa.

Veja algumas formas de trabalhar o conteúdo no LinkedIn:

Posts: esse é o formato mais comum no LinkedIn. Esse tipo de atualização, mais curta que um artigo, aparece no feed de notícias de seus contatos. Pode ser usado para compartilhar histórias pessoais, insights, opiniões e textos para explorar aprendizados.

Artigos: Publicações mais longas, que permitem explorar um tema em profundidade. Esse é um formato indicado para compartilhar informações mais detalhadas e também demonstrar que você é um especialista em determinado assunto.

Vídeos: Conteúdo audiovisual que pode ser educativo, inspirador ou informativo. Esse formato permite até 10 minutos de compartilhamento e pode ser interessante para chamar a atenção do seu público. Lembre-se que vídeos devem contar com um roteiro base.

Imagens e Infográficos: Usadas para ilustrar uma ideia, as imagens podem ser utilizadas para comunicar dados ou conceitos de forma visualmente atraente.

Documentos: Arquivos importantes, como apresentações ou relatórios, podem ser compartilhados por meio do formato Documentos. Outra possibilidade é inserir documentos para serem visualizados em forma de carrossel.

Perguntas e Enquetes: Utilizadas para gerar interação e feedback da sua rede, as enquetes podem ser maneira de captar dados e envolver a sua rede com feedbacks poderosos.

Lives: Conteúdo em tempo real, para se conectar com sua audiência ao vivo. Esse formato pode ser utilizado para apresentar um produto ou serviço, realizar uma entrevista ou responder perguntas do público.

Newsletter: por meio desse formato, você pode impulsionar o engajamento dos seus artigos, já que as pessoas que assinarem sua newsletter são notificadas quando você publica um texto novo.

7 estratégias para criar conteúdo poderoso no LinkedIn

Abaixo, separei as 7 principais etapas para você criar um conteúdo que conecta e converte a sua audiência no LinkedIn. Vamos lá?

1) Saiba com quem você está falando

Entender quem é o seu perfil de cliente ideal (ICP, na sigla em inglês) é essencial para criar conteúdo que crie engajamento no LinkedIn.

Ao longo dos últimos anos, após analisar e identificar uma série de padrões de respostas depois de fechar contrato com pessoas dos mais diferentes setores de mercado, passei a definir o perfil de cliente ideal de 2 formas:

1. Características primárias:
→ Setor
→ Cargo
→ Empresa

2. Características secundárias:
→ Dores
→ Desejos
→ Frustrações
→ Aspirações

O sistema de busca do LinkedIn é fundamental para criar filtros e encontrar clientes com quem você pode criar vínculos e estabelecer relações de confiança.

2) Defina o que você quer com o seu conteúdo

Sem ter um posicionamento definido e clareza do que você vende e quem de fato precisa do que você vende é como viver enxugando gelo.

Seus objetivos ao criar conteúdo para o LinkedIn pode ser desde vender mais até conquistar autoridade no seu setor de atuação. Independentemente das suas aspirações, estabeleça quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

3) Faça um planejamento de conteúdo consistente

A partir dos seus objetivos, o próximo passo é criar um planejamento de conteúdo, estabelecendo suas editorias (sobre o que você vai falar), em que frequência e, principalmente, diversificando suas pautas.

Muita gente acredita que tem que postar cinco vezes por semana, de segunda a sexta-feira, mas isso é um mito. Não adianta apostar numa frequência específica se você não sabe por que está fazendo isso.

Lembre-se: não existe receita de bolo, existe o que faz sentido para você e para o seu público (percebeu a importância do ponto 1?).

Aqui na A Estranhamente, nós organizamos as pautas de conteúdo – nossas e dos nossos clientes – em 4 frentes:

1. Conteúdos de autoridade
2. Conteúdos de desejo
3. Conteúdos de curiosidade
4. Conteúdos de conexão

Essas editorias são organizadas de acordo com o nosso perfil de cliente ideal e todas as entregas de conteúdo são guiadas pela autenticidade e originalidade.

4) Aposte em histórias pessoais, que reforcem sua marca pessoal

Mesmo que a gente esteja falando sobre um negócio, as histórias pessoais têm um grande poder de conexão com a audiência. Por meio da técnica de storytelling, compartilhe experiências e momentos da sua jornada profissional que ilustrem os valores e a missão da sua marca.

Essas histórias humanizam seu perfil, tornando-o mais autêntico e acessível, e ajudam a criar um vínculo emocional com o seu público.

5) Conteúdo não é apenas o que você posta em seu perfil

Comentar algo de valor, todos os dias, é uma excelente forma de se conectar com a sua audiência. No meu perfil do LinkedIn, eu não posto todos os dias, mas todos os dias apresento minha visão de mundo em publicações de outros criadores de conteúdo. Também participo de discussões em grupos específicos.

As conversas que você tem na aba de mensagens também são muito relevantes para criar conexões profundas com a sua audiência. Também é uma maneira excelente de gerar novas oportunidades de negócio.

6) Otimize para o LinkedIn

Para potencializar o alcance do seu conteúdo na plataforma, otimize o seu texto. Não tente trabalhar vários problemas diferentes em cada post, seja objetivo: em cada conteúdo, trabalhe com uma dor do seu ICP e apresente apenas um tópico por vez.

Além disso, use textos escaneáveis, com parágrafos de no máximo três linhas. Use títulos atraentes, inclua palavras-chave relevantes e utilize hashtags apropriadas. Você também pode incentivar a interação com CTAs interessantes. Além disso, aproveite os diferentes formatos que o LinkedIn oferece.

7) Reveja seu planejamento e ajuste a estratégia

Lembre-se que o planejamento de conteúdo não serve apenas para começar a começar sua presença digital no LinkedIn. Você deve sempre observar esse guia, para saber se seus objetivos ainda são os mesmos e se sua estratégia está sendo seguida de forma eficaz.

Não se apegue a métricas, porque nem sempre o número de visualizações, comentários e curtidas são o mais importante. Se seu objetivo é gerar vendas, muitas vezes o conteúdo de valor cumpre seu objetivo, pois é necessário chegar até o seu cliente ideal – e não necessariamente em centenas de pessoas.

Tenha foco e ajuste sua estratégia se preciso.

O que você aprendeu até aqui

Neste artigo, você aprendeu como criar conteúdo para o LinkedIn em 7 passos, transformando sua presença online e gerando leads qualificados. Ter um bom planejamento de conteúdo na maior rede profissional do mundo pode ajudar a movimentar vendas e criar oportunidades de negócios.

Expliquei ainda sobre o funcionamento do LinkedIn e as vantagens de produzir conteúdo na plataforma, desde a construção de uma marca pessoal até a prospecção de clientes e também para se apresentar como uma autoridade na sua área de atuação.

Entre as 7 estratégias práticas para criar conteúdo poderoso, vimos desde a definição do perfil de cliente ideal até o planejamento e otimização do conteúdo, enfatizando a importância de histórias pessoais e interações significativas. Meu objetivo aqui foi ajudar empresários a usar o LinkedIn de forma estratégica para alcançar seus objetivos e consolidar sua marca.

Se você deseja construir uma estratégia de conteúdo do jeito certo, entre em contato com o time da AEs. Temos uma equipe de especialistas em escrita pronta para alavancar o LinkedIn do seu negócio e aumentar suas vendas!

Conte com A Estranhamente para executar suas estratégias de marketing de conteúdo no Linkedin

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a estranhamente nb logo 003

Preencha suas informações que o nosso time entrará em contato

logo AES vermelha 03

Receba nossos conteúdos de forma exclusiva no seu e-mail!