Social Selling: 7 ferramentas que te ajudam no dia a dia

Ferramentas de social selling

Aplicar ferramentas de Social Selling no marketing digital da sua empresa pode ser a melhor saída para aumentar o seu faturamento. Se você ainda não sabe sobre o que eu estou falando, chegou a hora de conhecer uma das maiores tendências na área de vendas!

O Social Selling é uma abordagem moderna nas redes sociais, utilizada para construir relacionamentos de confiança que podem ser convertidos em vendas. Nessa estratégia, a venda é consolidada por meio de um processo orgânico e fluído e não por comunicações frias e invasivas. 

Hoje há muitas ferramentas de automação Social Selling que ajudam nesse processo. Neste artigo, vou te explicar como você deve escolher uma estratégia que se adeque aos objetivos do seu negócio e quais são os riscos que você deve evitar quando começar a usar o Social Selling nas suas redes.

Está pronto para conhecer as ferramentas certas para a sua empresa? Vem comigo!

Por que investir em Social Selling?

O Social Selling, ou venda social, se destaca por ser uma estratégia que utiliza as redes sociais para encontrar, conectar, entender e nutrir clientes em potencial. O foco se dá em relações reais, com conversas significativas e possibilidade de combinar dados por meio de inteligência artificial.

Não se trata apenas de vender diretamente para os clientes por meio das redes sociais, mas sim de construir uma presença online autêntica e envolvente, que resulta em conexão e conversão. Algumas empresas, como a Track&Field, chegaram a registrar mais de 35% de aumento das vendas geradas por Social Selling.

Nessa abordagem, o relacionamento se dá com orientação assistida no processo de compra e visualização de insights sociais. Inclusive, a utilização dos dados de forma inteligente é cada vez mais indicada pelos especialistas como a nova realidade do marketing.

Entre as ferramentas de Social Selling mais conhecidas, estão aquelas que usam estrategicamente plataformas como LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram para se conectar com clientes em potencial, nutrir relacionamentos e demonstrar autoridade em sua área de atuação.

Além de não dependerem de métodos tradicionais de vendas – como mensagens padrão e respostas automáticas – as ferramentas de Social Selling possibilitam um relacionamento mais próximo com o prospect, garantindo maiores chances de fidelização.

Uma das vantagens de uma automação Social Selling, por exemplo, é a possibilidade de receber uma recomendação pública do seu cliente, ressaltando a experiência positiva com seu produto e/ou serviço.

Confira outros benefícios do Social Selling para sua empresa:

  • construção de relacionamentos significativos;
  • acesso a insights valiosos dos prospects;
  • consolidação da sua marca como referência;
  • aumento da geração e conversão de leads.

Vantagens do Social Selling no LinkedIn para negócios B2B

Automacao social selling
#ParaTodosVerem: mãos de uma mulher de pele negra mexendo no notebook.

Uma das grandes vantagens de usar o Social Selling para empresas B2B (business-to-business), ou seja, que vendem para outras empresas, é ultrapassar o imediatismo nas relações, possibilitando conexões significativas e permanentes.

No LinkedIn, essa é uma estratégia que se destaca, já que a rede possibilita o Marketing Human to Human (H2H), com foco em relacionamento duradouro com seus clientes.

Líderes em Social Selling no Linkedin também têm melhores resultados em vendas, como mostram os dados abaixo, apresentados pela plataforma:

  • 45% dos líderes em Social Selling criam mais oportunidades em comparação com colegas com índice de Social Selling (SSI) inferior;
  • 51% dos líderes em Social Selling apresentam 51% mais chances de alcançar as metas;
  • 78% das pessoas que utilizam Social Selling vendem mais do que as que não utilizam redes sociais.

As técnicas de Social Selling também podem ajudar a entender as necessidades dos clientes para alimentar a estratégia de marketing nos negócios B2B.

Isso porque o engajamento com potenciais clientes e parceiros atuais – um dos princípios das ferramentas de Social Selling – pode ser bastante útil em vendas complexas, que têm como característica possuir um alto ticket médio, envolver decisões compartilhadas, ciclos longos de vendas e um elevado Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Já se convenceu que as ferramentas de Social Selling são exatamente o que sua empresa precisa neste momento? Então, continue a leitura para conhecer algumas plataformas que eu recomendo para o seu negócio.

7 plataformas de Social Selling para sua empresa

Ferramentas de automação Social Selling são as mais indicadas para negócios que desejam otimizar a venda social, focando no relacionamento com seus clientes em potencial.

Ao usar as plataformas e ferramentas de automação certas, você pode impulsionar suas vendas, aumentar a visibilidade da sua marca e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Separei abaixo algumas das ferramentas mais conhecidas no mercado. Conheça cada uma delas e veja como elas podem transformar sua estratégia de vendas nas redes sociais.

1) LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn é uma das principais plataformas para começar a utilizar a abordagem de Social Selling, e o LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta projetada para ajudar as equipes de vendas.

O Sales Navigator conta com excelentes recursos de pesquisa, insights sobre leads, integração com CRM, além de listas e algoritmos personalizados que ajudam você a se conectar com os decisores certos.

2) Google Alerts

Essa é uma ferramenta de Social Selling que pode ser vista como simples, mas é altamente eficaz para o monitoramento de menções à sua marca, produtos, concorrentes e ao seu nicho.

Com base nas palavras-chave definidas por você, o Google Alerts envia notificações por e-mail sempre que essas palavras aparecem em notícias, blogs, fóruns e outros conteúdos online.

No Social Selling, o Google Alerts é uma automação de grande valor, pois apresenta discussões relevantes de seu interesse. Ao participar ativamente dessas conversas, você pode fornecer informações úteis, estabelecer sua autoridade no assunto e, consequentemente, fortalecer seus laços com potenciais clientes.

3) Hootsuite

O Hootsuite é uma plataforma que permite gerenciar várias redes sociais ao mesmo tempo. Uma das vantagens dessa ferramenta de Social Selling é otimizar tempo, por meio do agendamento de postagens, monitoramento de conversas, interação com seguidores e análise do desempenho de suas campanhas em várias redes sociais.

Com sua funcionalidade de programação automatizada, você pode manter uma presença online consistente nas redes sociais e alcançar seu lead no momento certo.

4) CrystalKnows

Considerada uma das ferramentas de Social Selling mais inovadoras, o CrystalKnows é um sistema que utiliza processamento de linguagem natural e machine learning para elencar seus perfis de clientes ideais a partir das suas interações online.

A partir dos dados do perfil do Seller, a ferramenta assinala um perfil, entre dez, com informações sobre o estilo de comunicação, preferências de tom de voz e a melhor abordagem para esse tipo de lead.

5) HubSpot

O HubSpot é uma plataforma de automação de marketing tudo-em-um – onde é possível acessar ferramentas de marketing gratuitas e integradas, como e-mail marketing, chat ao vivo, formulários, anúncios, relatórios e outras.

Por meio desse recurso, você consegue capturar leads qualificados, analisar o comportamento de seus leads, avaliar e melhorar as conversões, assim como aumentar a retenção de clientes.

6) Sprout Social

O Sprout Social pode ser entendido como uma ferramenta de gestão avançada de redes sociais que oferece recursos avançados e unificados de publicação, monitoramento e análise de conteúdos.

Essa ferramenta de automação permite comprovar o ROI de suas ações de marketing, colaborar com a equipe, responder rapidamente aos clientes e medir o impacto das suas atividades nas redes sociais, ajudando a maximizar o retorno sobre o investimento em Social Selling.

7) Lusha

Essa é uma plataforma de inteligência de vendas B2B que permite obter dados e insights do comprador necessários para alcançar seus clientes ideais no momento certo.

Entre seus recursos, estão a possibilidade de alcançar tomadores de decisão, conectar-se diretamente com lead qualificados – a partir de contatos atualizados e verificados e automatizar o crescimento do seu pipeline.

Dica extra: nunca cometa esses 3 erros se quiser ter um bom resultado

Não basta conhecer as ferramentas de Social Selling para saber aplicar essa estratégia com qualidade. Principalmente no começo, é bastante comum que os Sellers cometam errinhos que atrapalham o processo de vendas e podem prejudicar a credibilidade do seu negócio.

Fique esperto para não cometar falhas como essas:

Erro nº 1: fazer uma proposta antes de criar uma base de confiança

A abordagem de Social Selling é focada na construção de relacionamentos sólidos, com uma comunicação personalizada e próxima. Portanto, um dos equívocos comuns ocorre quando a empresa faz justamente o contrário: uma tentativa de venda sem primeiro estabelecer uma base sólida de confiança com os potenciais clientes.

Para evitar ser invasivo, é fundamental estudar as dores e o comportamento do seu cliente antes de apresentar uma oferta específica. Isso pode ser alcançado oferecendo conteúdo de valor em diversos formatos, como artigos de blog, e-books e até tutoriais.

Erro nº 2: comprar listas frias

Comprar listas de contatos “frios” pode parecer uma maneira rápida de aumentar sua base de leads, mas na realidade, é uma prática que pode prejudicar sua reputação e a eficácia das ferramentas de automação Social Selling.

Essas listas geralmente consistem em contatos não qualificados que não têm interesse genuíno no que você tem a oferecer. Em vez disso, concentre-se em construir relacionamentos autênticos com clientes em potencial, por meio de interações relevantes nas redes sociais.

Mesmo que dure mais tempo, essa escolha garante resultados mais duradouros e valiosos a longo prazo.

Erro nº 3: não contar com especialistas de escrita

Contar com especialistas em escrita garante que o conteúdo produzido seja relevante e capaz de gerar interações significativas, transformando leitores passivos em leads qualificados.

Esses profissionais trabalham com clareza e efetividade, além de apresentar o conteúdo de forma estratégica e planejada, respeitando questões como:

  • perfil das redes sociais em que o conteúdo será postado;
  • melhor maneira de comunicar o conteúdo;
  • imagem que a empresa, marca ou profissional deseja transmitir;
  • articulação desse conteúdo com outras ações, produtos e serviços;
  • construção do posicionamento da marca;
  • mensuração das estratégias de Social Selling.

Especialistas em escrita também se tornam a mente responsável pelas mensagens personalizadas na prospecção ativa de clientes B2B, por exemplo.

O que você aprendeu até aqui

Neste artigo, expliquei como o Social Selling é uma estratégia moderna que visa construir relacionamentos sólidos nas redes sociais para impulsionar as vendas. Essa estratégia prioriza a confiança e a interação significativa em vez de abordagens tradicionais, consideradas frias e invasivas.

Apresentei sete dicas de ferramentas de automação Social Selling, como LinkedIn Sales Navigator, Google Alerts e HubSpot. Utilizando esses recursos, você pode potencializar o engajamento, monitorar conversas importantes para o seu setor, além de aumentar a geração e conversão de leads qualificados.

No entanto, evite erros comuns, como fazer propostas antes de estabelecer confiança; comprar listas de contatos não-qualificados e não contar com especialistas em escrita.

Investir no Social Selling pode proporcionar vantagens significativas, como conexões duradouras e aumento das vendas. Então, escolha as ferramentas certas e aproveite ao máximo essa abordagem para o sucesso da sua empresa.

Pronto para impulsionar suas vendas e construir relacionamentos sólidos nas redes sociais? Descubra como nossos serviços de Social Selling podem transformar a estratégia de marketing digital da sua empresa. Entre em contato com a AEs e escale seus resultados com essa abordagem moderna de vendas!

Entenda como a AES pode te ajudar com estratégias de Social Selling

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a estranhamente nb logo 003

Preencha suas informações que o nosso time entrará em contato

logo AES vermelha 03

Receba nossos conteúdos de forma exclusiva no seu e-mail!