logo aestranhamente 001

E-mail marketing ainda funciona para vendas B2B?

e mail marketing

Em um mundo no qual a comunicação digital e as milhares de atualizações disputam a atenção das pessoas, é natural questionar se o e-mail marketing ainda tem relevância para o marketing B2B.

Mas, e se eu te contar que, apesar do crescente uso das redes sociais, o e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficientes para empresas B2B? Dados da CampaignMonitor mostram que essa estratégia oferece 40 vezes mais retorno do que as redes sociais!

Se for planejada com estratégia, uma campanha de e-mail marketing pode aumentar em 138% as vendas, segundo a Convince and Convert, empresa de consultoria de mídia digital. Além de aumentar o faturamento, o e-mail marketing pode ser a chave para criar vínculo e estreitar o relacionamento com o seu cliente.

Neste artigo, vou te mostrar como desbloquear novas oportunidades e gerar resultados significativos nas suas campanhas de e-mail marketing B2B. Está pronto para virar o jogo e finalmente ver seus esforços recompensados? Então, vamos começar!

O que é e-mail marketing e como funciona?

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que permite uma comunicação direta e segmentada, via e-mail, entre empresas e seus leads, clientes e demais contatos. As mensagens, em geral, divulgam ofertas de produtos e serviços.

No marketing B2B, o e-mail pode ser utilizado para aumentar as vendas de produtos e serviços; comunicar novidades pontuais, como promoções; mas também para garantir um relacionamento sólido com clientes.

Uma das características do e-mail marketing é permitir a adaptação do conteúdo dos e-mails com base nas características, interesses e comportamentos de cada destinatário da lista de contatos.

Veja algumas formar de personalização do e-mail marketing:

Nome do destinatário: usar o nome do cliente no assunto ou no corpo do e-mail marketing ajuda a criar um vínculo maior e humanizar a mensagem.

Segmentação da lista de contatos: é possível dividir a lista de contatos em segmentos com base em critérios específicos, como idade, localização, interesses ou histórico de comportamento.

Testes A/B: uma campanha de e-mail marketing pode realizar testes A/B nos e-mails, com variação de: assunto, CTAs ou design, permitindo identificar quais variações podem chamar mais a atenção de cada público.

Uma estratégia muito utilizada pelas marcas é a criação de campanhas automatizadas, com a configuração de fluxos de e-mails pré-programados de acordo com determinados gatilhos e situações, como:

  • boas-vindas;
  • aniversário do cliente;
  • abandono de carrinho de compras;
  • promoções em datas comemorativas;
  • antecipação do lançamento de serviços;
  • pós-compra, com estímulo ao feedback;
  • reengajamento (como cupons de desconto para clientes antigos).

Para utilizar o e-mail marketing como canal de comunicação, as empresas podem escolher ferramentas de automação que realizam o envio automático dos e-mails. Entre os softwares mais conhecidos estão a MailChimp, a Get Response e a RD Station.

Cada ferramenta tem uma interface própria e pode ser escolhida de acordo com suas diferentes funcionalidades, como template personalizável, capacidade de segmentação e possibilidade de monitoramento por meio de relatórios.

Algumas dessas plataformas oferecem envios gratuitos, respeitando uma quantidade limitada de disparos por mês, por exemplo.

Agora que você já entendeu o que é o e-mail marketing e de que forma ele pode ser utilizado, continue a leitura para saber se essa ainda é uma ferramenta que garante resultados no marketing B2B.

E-mail marketing funciona para vendas B2B?

Uma mulher de pele negra com as mãos apoiadas sobre o teclado de seu notebook. À direita, outra pessoa de pele negra com a mão apoiada na mesa.
#ParaTodosVerem: uma mulher de pele negra mexendo no seu notebook. À direita, outra pessoa de pele negra com a mão apoiada na mesa.

Se você é cliente B2C (business-to-consumer), você já deve ter recebido muitos e-mails marketing, alguns, inclusive, bem inconvenientes. A maioria das pessoas pergunta se essa pode ser uma escolha de marketing eficaz para vendas B2B (business-to-business).

A resposta é sim, com certeza! Para você ter uma ideia, 81% dos profissionais de marketing B2B ressaltam que o e-mail marketing é a ferramenta de marketing de conteúdo com resultados mais expressivos.

De acordo com dados de pesquisas nos EUA, metade dos profissionais de marketing B2B afirmam que o marketing por e-mail é o canal que tem o maior impacto nas suas estratégias, ultrapassando as redes sociais (33%) e o marketing de conteúdo (26%).

Entre as vantagens da utilização do e-mail marketing estão o alcance direto e amplo dos usuários, a possibilidade de aumentar a autoridade da marca, capacidade de nutrição de leads, melhora na retenção e fidelização, otimização da prospecção, entre outros.

Em geral, a personalização no e-mail marketing é uma estratégia poderosa para aumentar a relevância, o engajamento e as taxas de conversão das suas campanhas, permitindo que você se comunique de forma mais eficaz com os seus destinatários no B2B.

Uma campanha de e-mails segmentada gera 30% mais aberturas e 50% mais cliques do que aquela de e-mails não segmentados, de acordo com pesquisa do Hubspot de 2023. O levantamento identificou ainda que 77% dos profissionais de marketing observaram um aumento no envolvimento por e-mail entre janeiro e dezembro de 2023.

E, aí, convencido de que o e-mail marketing é a ferramenta ideal para seu marketing B2B? Então vamos aprender como criar campanhas consistentes, com alto nível de conversão.

7 estratégias para construir e-mails que vendem

É fundamental que você conheça as boas práticas para envios de e-mail marketing antes de começar a usar essa ferramenta de comunicação com o seu público.

Comprar listas de e-mails ou exagerar nos envios, disparando mensagens diárias, por exemplo, podem gerar mais prejuízos do que benefícios para o seu plano de marketing B2B.

Construir uma lista de e-mails de forma orgânica garante que você está realmente se comunicando com um público interessado no seu negócio, o que pode resultar em altas taxas de abertura e um menor número de cancelamentos no recebimento de e-mails.

Quanto à periodicidade no envio, tudo vai depender do conhecimento que você tem do seu público. Em alguns setores, envios mensais podem ser uma boa pedida, em outros, esse é o número ideal para ser esquecido. Também vale realizar testes para compreender qual é a frequência ideal e impactar seu público sem desgastá-lo.

Abaixo, separei sete estratégias que você pode usar no envio do seu e-mail marketing:

1) Construa uma comunidade exclusiva

Uma grande estratégia de envio de e-mail marketing é fortalecer a ideia de que aquela é uma lista exclusiva de pessoas recebendo o seu conteúdo. Isso faz com que os seus assinantes se sintam especiais, além de despertar o interesse pelos seus textos e pelas ofertas dos seus produtos e serviços. O gatilho de exclusividade pode ser muito interessante para engajar e fidelizar a audiência.

2) Aposte no storytelling

Muitas campanhas de e-mail marketing pecam por utilizar uma linguagem técnica, que martela na venda e se esquece que o cliente é um leitor, ou seja, alguém que merece ser cativado. Para chamar a atenção, invista em relatos impactantes, contando a história da sua marca e a de quem está por trás da sua empresa B2B. O storytelling pode e deve ser usado para envolver o leitor e convencê-lo a permanecer com você.

3) Invista na educação do seu cliente

Oferecer um conteúdo de valor é uma estratégia eficiente no marketing B2B. Isso porque é possível educar o prospect, apresentando as informações de forma didática. Vale detalhar as vantagens da solução ou do produto, apresentar cases de clientes que já se beneficiaram com essa compra, entre outras ideias.

Isso vai levar o seu cliente a realizar a compra no momento de sua real necessidade. Para não criar e-mails muito longos – e possivelmente maçantes – você pode disponibilizar o download de outros conteúdos (como e-books e guias) no corpo da mensagem.

4) Use remetentes reais

Para humanizar a mensagem do e-mail marketing e construir uma relação mais sólida com o seu público, lembre-se de usar remetentes e e-mails de “pessoas físicas” em suas campanhas de e-mail marketing. A newsletter da A Estranhamente, por exemplo, é enviada por mim e com o meu nome, Maria Vitória, o que facilita e aproxima a comunicação com o meu público. Por isso, lembre-se de usar nomes reais, de pessoas que realmente trabalham na sua organização.

5) Construa um e-mail responsivo

Como muitas pessoas conferem seus e-mails em dispositivos como tablets e celulares, é super importante criar um conteúdo que seja compatível com o mobile. A maioria das plataformas oferece esse tipo de adaptação, mas vale a pena ficar de olho, até porque 55% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis.

6) Crie um bom preheader

O preheader é o texto complementar ao assunto do e-mail marketing e funciona como uma visualização prévia do conteúdo que vai ser mostrado se o usuário abrir a mensagem. Escrever um preheader atrativo e convincente pode ser o que vai definir se o seu e-mail será ou não aberto, impactando a taxa de abertura da sua campanha.

Para você ter uma ideia, a taxa de abertura da newsletter da A Estranhamente é de 21%, um número bem acima de outras do mesmo segmento. Sugiro que o preheader tenha entre 40 e 60 caracteres e funcione como um complemento ao assunto do e-mail. Faça testes para conferir se ele tem boa leitura tanto no desktop quanto no mobile.

7) Não se esqueça do fechamento

O CTA talvez seja a parte mais importante do e-mail marketing, caso você consiga convencer seu leitor a abrir a mensagem. O grande objetivo dessa ferramenta é levar seu cliente a chegar até a etapa final e entender exatamente o que deve fazer em seguida.

Por isso, para aumentar as suas taxas de conversão, seja claro e direto com seu público, explicando o que você gostaria que ele fizesse, como clicar num botão de compra, fazer download de um material rico ou até mesmo deixar um feedback.

Como um especialista em escrita pode te ajudar a vender mais por e-mail?

Os especialistas em escrita se destacam na criação de e-mails marketing pela capacidade de desenvolver conteúdos relevantes, ter domínio da linguagem e estilo, saber otimizar conteúdo e implementar estratégias de SEO, além de contar histórias cativantes e envolventes.

Esses profissionais contribuem para aprimorar os processos de comunicação de uma empresa, especialmente no marketing B2B. Para atuar nesse segmento, o profissional começa definindo uma estratégia global, capaz de alinhar os objetivos da empresa com as estratégias de envio de e-mail marketing.

Depois, o trabalho inclui a identificação de canais relevantes, segmentação de público, definição de metas de conversão e capacidade de mensuração dos resultados, por meio da análise dos dados apresentados nos relatórios de envio.

O que você aprendeu até aqui

O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa no marketing B2B, oferecendo um retorno 40 vezes maior do que as redes sociais. Além de impulsionar as vendas, essa estratégia permite estabelecer laços sólidos com os clientes.

Neste artigo, apresentei estratégias como a construção orgânica de uma lista de contatos, adaptação da frequência de envios ao perfil do público e o uso do storytelling. Também expliquei como elas ajudam a tornar as campanhas mais cativantes e com resultados alinhados aos objetivos do marketing B2B.

Profissionais especializados em escrita desempenham um papel fundamental na criação de conteúdo relevante e persuasivo para e-mails marketing. Esses especialistas contribuem para aprimorar as campanhas de e-mail marketing de empresas B2B, com uma alta taxa de sucesso.

Se você quer usar o e-mail marketing na comunicação da sua empresa, mas não sabe por onde começar, conte com os especialistas em escrita da AEs! Nossa equipe conta com profissionais qualificados, prontos para oferecer soluções criativas para o seu negócio!

Entenda como a AEs vai te ajudar com estratégias de Marketing de conteúdo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a estranhamente nb logo 003

Preencha suas informações que o nosso time entrará em contato

logo AES vermelha 03

Receba nossos conteúdos de forma exclusiva no seu e-mail!